Veículos de Comunicação

4

Indústria fecha quase mil postos de trabalho em Três Lagoas

Somente no mês passado, foram mais de 400 postos de trabalho extintos

A Indústria da transformação fechou quase mil postos de trabalho em Três Lagoas neste ano. De janeiro a setembro, o setor registrou 3.873 contratações, contra 4.797 demissões, o que equivale a um saldo negativo de 924 empregos formais extintos. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. De acordo com a estatística, somente no mês passado, foram 421 postos de trabalho fechados do segmento industrial.

&saiba Em seguida, aparece a construção civil entre os setores que mais demitiram neste ano, com 458 postos de trabalho fechados; serviços, com 236 empregos a menos, e comércio, com outras 157 vagas extintas.

Somente a agropecuária fechou com saldo positivo ao gerar 324 novos empregos até setembro. No decorrer do ano, o município extinguiu 1.430 empregos formais – de janeiro até o mês passado, foram registradas 14.524 admissões contra 15.954 demissões.

ESTADO

Em todo o Mato Grosso do Sul, foram 2.815 postos de trabalho fechados somente no mês passado, pior resultado dos últimos anos para um mês de setembro. Todos os principais segmentos analisados tiveram saldo negativo de geração de emprego, chamando a atenção o comportamento do setor de serviços, que extinguiu 1.521 empregos, e a indústria da transformação, que encerrou o mês com 831 vagas a menos.

Dos 14 municípios com mais de 30 mil habitantes analisados pelo Caged, somente três cidades fecharam com saldo positivo de geração de empregos. Nova Andradina liderou o ranking com a geração de 40 novos empregos.

Três Lagoas ficou na 11ª posição, à frente somente das cidades de Dourados, Naviraí e Campo Grande. A capital sul-mato-grossense ficou em último lugar no ranking, com o total de 1.441 postos de trabalho fechados.