Veículos de Comunicação

4

Indústria: papel estratégico no desenvolvimento do MS

Indústria gerou de 3.789 novas vagas de trabalho e a exportação de 219,2 mil toneladas de produtos

Na Semana da Indústria, que será comemorada de 25 a 31 de maio, a Fiems destaca a força do setor em Mato Grosso do Sul com 7,2 mil estabelecimentos responsáveis pela geração de mais de 84 mil empregos diretos e formais. Além disso, dados do Radar Industrial da Fiems apontam que, apesar da crise financeira mundial, as indústrias dos segmentos sucroalcooleiro, mínero-siderúrgico, alimentício e de bebidas, construção civil, têxtil e vestuário e de celulose e papel foram responsáveis pela geração de 3.789 novas vagas de trabalho e pela exportação de 219,2 mil toneladas de produtos de janeiro a abril deste ano.

“Temos de evidenciar o esforço e a persistência dos empresários do setor industrial em superar limites e vencer as dificuldades provocadas pelos reflexos da crise financeira mundial no Estado, o que tem permitido uma extraordinária reação da nossa economia com a manutenção da produção e dos empregos”, analisou o presidente Sérgio Longen, cuja Diretoria completa dois anos de gestão no próximo dia 27 de maio, informando que esses dados vão melhorar ainda mais com a previsão do início de operação de sete novas usinas de álcool ainda neste ano com a geração de mais 10,5 mil novos empregos.

Segundo Sérgio Longen, ao lançar no mês passado um conjunto de ações, com investimento de R$ 35 milhões pata atender 86 mil pessoas e mais de 800 empresas, a Fiems cumpre seu papel estratégico de manter apoio integral à produção e reforçar este grande movimento de reação do setor industrial. Ele ressalta que, atualmente, o PIB Industrial já lidera em 19 municípios do Estado, superando o PIB Agropecuário em Campo Grande, Três Lagoas, Dourados, Corumbá, Nova Andradina, Naviraí, Bataguassu, Sidrolândia, Ponta Porã, Aparecida do Taboado, Anastácio, Cassilândia, Caarapó, Batayporã, Bodoquena, Fátima do Sul, Mundo Novo, Eldorado e Ladário.

Programação

Para celebrar os sinais de recuperação do setor industrial no Estado, a Fiems programou uma extensa agenda em Campo Grande e Dourados, que inclui uma vitrine tecnológica, lançamento do novo site unificado dos sindicatos industriais, palestras, workshop e missão empresarial ao Paraguai. Além disso, na manhã da próxima quarta-feira (27/05), o auditório térreo do Edifício Casa da Indústria vai receber a Sessão Itinerante da Câmara Municipal de Campo Grande, quando será celebrado acordo de cooperação entre a Casa de Leis e o Sistema Indústria para acompanhamento e contribuições das ações legislativas ligadas ao setor da indústria.

Na prática, o acordo de cooperação vai defender os interesses da indústria, buscando a adoção de políticas que favoreçam o bom desenvolvimento dos negócios, a competitividade da economia e, portanto, os níveis de bem estar da sociedade campo-grandense. Caberá à Câmara Municipal, remeter à Fiems todas às proposições legislativas protocoladas que sejam diagnosticadas de interesse da indústria e permitir o cadastramento de acesso de até dois representantes, sendo um titular e um suplente, para que possam acompanhar livremente os trabalhos realizados na Casa de Leis.

Já a Federação vai atuar junto à Câmara Municipal coletando e disseminando informações relevantes sob o ponto de vista político, macroeconômico e setorial que possam afetar as expectativas e os negócios do setor industrial de Campo Grande. Além disso, a Fiems vai defender os interesses do setor industrial de forma a garantir que as decisões tomadas na Casa de Leis não se transformem em obstáculos à eficiência e eficácia do setor produtivo de Campo Grande.

Vitrine Tecnológica

Nesta segunda-feira (25/05), das 7h30 às 22 horas, será realizada a Vitrine Tecnológica, com mostra de produtos, ações e serviços do Sesi, Senai, IEL, Fundect, UFMS, UCDB, Sebrae/MS e Prefeitura de Campo Grande, além de workshop. Pela programação as instituições que desenvolvem programas de apoio à inovação tecnológica para a indústria do Estado vão expor seus produtos e realizar atendimentos.

O IEL, por exemplo, vai destacar as Bolsas de Desenvolvimento Tecnológico – Bitec, a capacitação em Gestão para Inovação Tecnológica e divulgar as empresas vencedoras do Programa Bolsas de Desenvolvimento Tecnológico – Bitec, enquanto o Senai divulgará o Progex (Programa de Apoio Tecnológico à Exportação) e a Rede LabSenai, já o Sesi fará a apresentação do Edital de Inovação.

No período da noite, das 19 às 21 horas, será realizado o workshop “Inovar é um Ótimo Negócio” com a palestra Interativa “Como a pequena empresa pode lucrar com a inovação?”, realizada por Rafael Corrêa, consultor do Sebrae Nacional e da Anpei (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras e do Serviço de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas). Também serão apresentados depoimentos de empresários que obtiveram bons resultados com a inovação.

Site

Ainda na segunda-feira, a CNI vai lançar, em Brasília (DF), o site unificado dos sindicatos industriais para dar maior visibilidade e facilitar o acesso a informações dessas entidades, promovendo o desenvolvimento sindical. Segundo a assessora sindical da Fiems, Carolina Palhares, o portal, que pode ser acessado pelo endereço eletrônico www.sindindustria.com.br, reúne as páginas dos 21 sindicatos filiados à Federação no Estado, proporcionando o acesso às informações da CNI, Sesi, Senai e IEL, além da atualização de serviços e explicações sobre a importância de se associar ao sindicato.

Já na página específica de cada entidade é possível encontrar, de forma padronizada, informações sobre os serviços oferecidos pela Fiems, como negociações coletivas, contribuição sindical e regulamentação do setor. Para realizar as atualizações das respectivas páginas na Internet, os membros dos 21 sindicatos industriais do Estado participaram de treinamento no âmbito das ações do PDA (Programa de Desenvolvimento Associativo). “É uma ferramenta importante para as entidades, pois o site concentra todas as informações das Casas do Sistema Indústria – Sesi, Senai e IEL – e também dos sindicatos. Além disso, o layout é muito moderno e padronizado”, destacou Carolina Palhares.

Ainda de acordo com ela, o site permite que as empresas se sindicalizem via web e também disponibiliza informações sobre negociações coletivas, cursos, eventos, publicação e relação de associados. Cada sindicato também dispõe de um espaço para detalhar os serviços que oferecem às empresas associadas. “É certo que com maior visibilidade das ações do sindicato, dos serviços que oferecem e dos benefícios em se associar, o aumento do número de associados acontece, o que acarreta no fortalecimento das entidades”, concluiu.

Outros eventos

Nas próximas quinta-feira e sexta-feira, dias 28 e 29 de maio, a Fiems envia missão empresarial à Assunção, capital do Paraguai, para abrir novos mercados e promover intercâmbio mercantil. No país vizinho, estão agendados encontros com o vice-ministro do Ministério das Relações Exteriores do Paraguai, Oscar Rodriguez Campuzano, com Reinaldo Penner, diretor-executivo do Paraguai Vende – USAID, com Raquel Ramirez e Lucas Serrati, diretores da Rediex (Rede de Exportadores e Importadores do Paraguai), com Francisco Rivas, ministro de Indústria e Comércio do Paraguai, e com Gustavo Volpe, presidente da União Industrial do Paraguai.

Ainda como parte da programação da Semana da Indústria, o Sesi de Dourados vai realiza palestras e atividades de segunda-feira (25/05) a sábado (31/05), começando com a palestra “Liderando Pessoas na Indústria”, com o professor Marco Antonio Ott. De terça-feira (26/05) a sexta-feira (29/05) serão realizadas atividades nas indústrias com a apresentação de peças teatrais empresariais, o circuito saúde, os serviços de lazer e recreação e o cadastramento dos serviços do Sesi.

Na quinta-feira (28/05) está programada a Ação Cultural com os colaboradores do Sesi de Dourados, enquanto na sexta-feira (29/05) será realizada a abertura oficial dos Jogos do Sesi – Fase Municipal 2009. Já no sábado (30/05) e domingo (31/05) terão início as competições e também serão premiadas as empresas que cumprirem o trajeto do Rally Urbano com o carro portando o adesivo mais original e criativo.