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Intenção de Consumo das Famílias tem o maior aumento desde a pandemia

Pesquisa revela alta entre famílias que recebem até dez salários mínimos e decréscimo em lares com renda superior

Em relação ao mês anterior, houve alta de 1,3% no índice - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Em relação ao mês anterior, houve alta de 1,3% no índice - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revela que a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) atingiu 91,2 pontos em janeiro de 2023, o maior nível desde o início da pandemia da Covid-19.

Em relação ao mês anterior, houve alta de 1,3% no índice. O levantamento aponta que os consumidores com renda de até dez salários mínimos estão mais dispostos a gastar, com aumento de 1,9% na intenção de consumo em relação a dezembro e de 25,7% na variação anual.

De acordo com a CNC, o otimismo reflete a ampliação do programa de transferência de renda do governo, com o pagamento mínimo de R$ 600 e incremento de R$ 150 por criança até seis anos.

Por outro lado, as famílias que recebem mais de dez salários mínimos mensais pretendem reduzir o consumo, com queda de 1% na intenção, motivadas pelo aumento do preço dos serviços em geral, a perspectiva profissional e o acesso mais dificultado ao crédito.

RENDA

Quanto à satisfação com a renda atual, houve avanço de 2% no indicador em janeiro, em relação a dezembro. Em relação a janeiro de 2022, a alta foi de 31,8%.

Entre os entrevistados, 39% afirmaram que receberam o mesmo valor do ano passado, 35% relataram melhora da renda e 25,6% disseram que a renda piorou.

A proporção de endividados em 2022 cresceu mais no grupo de maior renda, mas a ICF se mantém otimista para essa faixa, com 107,7 pontos, uma variação anual de 15,1%.

*Com informações de Agência Brasil