Veículos de Comunicação

Suzano

Jovens têm até o dia 26 para se inscreverem em programa de qualificação

Em Três Lagoas (MS), Programa Formare irá ofertar 20 vagas para jovens de 18 ou 19 anos

Esta é a segunda turma do programa em Três Lagoas e está ofertando 20 vagas para o curso de Operador e Operadora de Processo de Produção - Divulgação
Esta é a segunda turma do programa em Três Lagoas e está ofertando 20 vagas para o curso de Operador e Operadora de Processo de Produção - Divulgação

Termina no dia 26 de agosto o prazo de inscrições para o programa de qualificação de jovens da Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, em Três Lagoas. Desenvolvido pelo programa Voluntariar da companhia, em parceria com a Fundação Iochpe, o Formare é uma iniciativa apoiada pela Suzano com o objetivo de capacitar jovens em situação de vulnerabilidade social para a educação profissional e para o mercado de trabalho. Esta é a segunda turma do programa em Três Lagoas e está ofertando 20 vagas para o curso de Operador e Operadora de Processo de Produção.

Os interessados e interessadas em participar do processo seletivo do programa precisam atender alguns pré-requisitos, tais como:  ter 18 ou 19 anos completos até 31 de outubro de 2022; a família deve ter uma renda de até um salário-mínimo por pessoa da residência; não ser filho de colaborador(a) da empresa; ter Ensino Médio completo ou estar cursando o 2º ou 3º ano em escola pública; ser morador da região de Três Lagoas; ter disponibilidade de horário para estudar no período das 8h às 16h (de segunda a sexta, durante o curso), não ter vínculo de aprendiz e participar de um processo seletivo da programa, que inclui prova de matemática e português e outras etapas do processo.

Dentre os benefícios oferecidos pelo programa, estão: capacitação profissional gratuita com carga horária média de 1.200 horas, considerando aulas teóricas e práticas; uniforme; material escolar; alimentação no local; transporte; seguro de vida e bolsa de meio salário-mínimo. As aulas são ministradas por colaboradores(as) voluntários(as) da companhia, capacitados (as) pela Fundação Iochpe.

“O Formare prepara jovens para o mercado de trabalho e isso reforça o nosso compromisso de fortalecer o protagonismo social e seu papel transformador na sociedade por meio da educação.  Hoje, a qualificação profissional é essencial para quem busca novos aprendizados e queira começar uma carreira, por isso temos uma enorme satisfação de dar continuidade a esse programa na Unidade de Três Lagoas. Hoje, temos orgulho de muitos jovens enxergarem na Suzano uma porta de entrada para o mercado de trabalho”, destaca Elisabete Flores Pagliusi, coordenadora de Voluntariado e Projetos de Formação da Suzano.

O curso de Operador e Operadora  de Processo de Produção é oferecido nas Unidades Suzano (SP), Mucuri (BA) e Imperatriz (MA) e, em 2021, a iniciativa foi ampliada para Aracruz (ES) e Três Lagoas, o que faz da Suzano uma das empresas com o maior número de Escolas Formare no Brasil, formando, em média, 100 jovens por ano.

As inscrições devem ser feitas por meio do formulário disponibilizado na página https://forms.gle/kpep9qUMStFvE9J16. As etapas do processo seletivo serão realizadas on-line, via plataforma da Fundação Iochpe, e informadas pelo e-mail cadastrado pelos(as) candidatos(as).

A companhia solicita que os(as) candidatos(as) confiram todos os dados no momento do preenchimento do formulário on-line e verifiquem se a inscrição foi efetuada até o final. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: voluntariar@suzano.com.br

Programa Formare

O Formare é um projeto desenvolvido desde 2005 pelo Programa Voluntariar da Suzano em parceria com a Fundação Iochpe, com o objetivo de oferecer educação profissional e capacitação para o mercado de trabalho para jovens em situação de vulnerabilidade social. A Suzano é uma das empresas com maior número de Escolas Formare no Brasil.

As aulas são ministradas por voluntários(as) da empresa, que recebem capacitação pela Fundação Iochpe e dedicam seu tempo e talento para compartilhar conhecimentos e experiências com jovens. Desde o início do programa, há 17 anos, 790 jovens se formaram e 259 foram inseridos(as) na empresa como colaboradores(as) próprios, prestadores(as) de serviço, estagiários(as) ou aprendizes.