Veículos de Comunicação

4

Juros dos financiamentos de veículos vão cair para manter vendas

Ao bancar o juros ao consumidor, as montadoras acabam ganhando em escala, ou seja, em número de carros vendidos

Passada a euforia da redução do IPI (Imposto sobre Produto Industrializado) sobre os veículos, as montadoras já começam a recorrer a táticas antigas na tentativa de manter as vendas aquecidas, mesmo quando o consumidor já dá sinais de que pisou no freio.

Os juros dos financiamentos a 0,99% ao mês e os feirões de finais de semana devem voltar nas próximas semanas como forma de segurar os bons resultados que o setor acumula neste ano, segundo Décio Carbonari de Almeida, presidente da Anef (Associação Nacional da Empresas Financeiras das Montadoras).

–  A divulgação do aumento da taxa de juros [a Selic] acaba gerando um efeito psicológico nas pessoas, que acabam por adiar a compra de um veículo. A saída será as montadoras oferecerem taxas de juros subsidiadas, que foi um atrativo durante a crise em 2008.

Com a alta da taxa básica de juros, a Selic, os juros cobrados nos financiamento subiram de 2,45% para 2,51% ao mês, o que já acaba sendo mais um ponto negativo na hora de comprar o carro. Ao bancar o juros ao consumidor, as montadoras acabam ganhando em escala, ou seja, em número de carros vendidos, já que o financiamento é o principal meio de pagamento do brasileiro, como afirma Carbonari.

– O crescimento nas vendas ocorreu porque as pessoas que não tinha acesso ao crédito aumentaram a renda e puderam fazer o financiamento […]. Quando a montadora banca os juros, ela mantém o atrativo, já que as pessoas podem levar um modelo mais equipado, com uma taxa de juros menor.

O prazo médio dos financiamentos tem sido 43 meses (quase quatro anos), mas já há montadoras dispostas a financiar a venda em até 80 meses (seis anos e meio) para que o consumidor saia da concessionária de carro novo. Além dos prazos longos para pagar e juros baixos, há também descontos em séries especiais e brindes, como afirma  André Guateli, supervisor de vendas da rede de concessionária Chevrolet Carrera.

– A montadora oferece bônus, como acessórios inclusos e descontos de até R$ 6.000 sobre o preço do veículo, dependendo do modelo. Temos feirões todo o mês, mas a procura já tem diminuído mesmo assim, na comparação com a época do IPI.

Somente na primeira quinzena deste mês, as vendas tiveram queda de 2,6% frente ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional de Veículos). O motivo, como já era esperado, foi o fim da redução do IPI, em março deste ano, para os veículos flex, que respondem pela maioria das vendas.