Veículos de Comunicação

Oportunidade

Laboratório de solos da Iagro recebe certificação de excelência da Embrapa

Certificado foi concedido através do Programa de Analise de Qualidade dos Laboratórios de Fertilidade

O laboratório de analises de solos da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul (Iagro), recebeu uma das mais importantes certificações expedidas pela Embrapa Solos do Rio de Janeiro, com o conceito A, o mais alto com que a Empresa trabalha.

O Certificado de Excelência concedido a Iagro, através do Programa de Analise de Qualidade dos Laboratórios de Fertilidade (PAQLF), coordenado pelo Pesquisador Dr. Marcelo Saldanha, e assinado ainda pelo Chefe-geral da Embrapa Solos, Daniel Vidal Pérez, chega ao laboratório acompanhado das felicitações do próprio coordenador para os membros da equipe reafirmando o orgulho da Embrapa em ter a Agência como parceria e destacando o certificado como sendo o coroamento do excelente trabalho executado e o alto nível analítico alcançado, ao efetuar com confiabilidade as determinações do Manual de Métodos de Análises de Solos da Embrapa.

No documento, o pesquisador ressalta ainda a dificuldade para que seja atingido o nível de exigência do Ensaio de Proficiência conduzido, em função dos estritos parâmetros de avaliação utilizados, tratando o selo de qualidade, conferido ao laboratório, como sendo uma vitória.

Coordenado pelo engenheiro Agrônomo Cicero Luís Cardoso, o laboratório da Iagro analisa atualmente uma média de 2.500 amostras por ano. Ele explica que a Embrapa testa, anualmente, centenas de laboratórios do País através do programa PAQLF enviando quatro amostras padrão de solos, em três oportunidades durante o ano. Os resultados são comparados ao obtido pela Embrapa e a aproximação define o nível do conceito que pode ser ‘A’, ‘B’ ou ‘C’, sendo ‘A’ o melhor dentro da classificação.

Para o Diretor-Presidente da Iagro, Luciano Chiochetta, a conquista de mais essa certificação é resultado da dedicação da equipe, o que incentiva a diretoria a buscar melhorar cada vez mais as condições de trabalho, lembrando que novos equipamentos serão adquiridos em breve para o laboratório.