Veículos de Comunicação

4

Lula pede que EUA negociem retaliação de produtos

A retaliação em produtos, segundo o governo brasileiro, poderá chegar a US$ 591 milhões

Em discurso nesta quarta-feira (10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ao presidente ao dos Estados Unidos, Barack Obama, que coloque uma equipe do governo americano para negociar "rapidamente" com o governo brasileiro a decisão da Organização Mundial do Comércio (OMC) que autorizou o Brasil a retaliar produtos dos EUA.

O presidente frisou que o Brasil não quer entrar em confronto com os Estados Unidos, mas quer que a decisão da OMC seja respeitada.

"Queria pedir ao companheiro Obama que colocasse as suas pessoas para negociar rapidamente. O Brasil não tem nenhum interesse em nenhuma confrontação com os Estados Unidos, mas tem interesse em quem os Estados Unidos respeitem a decisão da OMC tanto quanto o Brasil respeitará quando a OMC decidir contra nós", disse Lula, durante a inauguração de uma usina termelétrica em Cubatão (SP).

Lista de retaliação

Nesta semana, cumprindo a decisão da OMC, o Brasil divulgou uma lista de cem produtos que terão o Imposto de Importação reajustado (em alguns casos, a alíquota pode chegar a 100%) por conta dos prejuízos causados à economia brasileira pelo subsídio que o governo americano concede a seus produtores de algodão.

A retaliação em produtos, segundo o governo brasileiro, poderá chegar a US$ 591 milhões. Entretanto, o governo também informou que vai preparar outra lista, até 23 de março, que depois será posta em consulta pública, para uma possível retaliação em propriedade intelectual.