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Mais poder aquisitivo e rota bioceânica deixam Campo Grande atrativa para grandes redes de bares

Redes de alimentação do Brasil começam a desembarcar com bastante força em Campo Grande, primeiramente nos shoppings da capital Morena.

Campo Grande está no holofote das grandes redes de bares e restaurantes do Brasil - Ag, Brasil
Campo Grande está no holofote das grandes redes de bares e restaurantes do Brasil - Ag, Brasil

Com quase um milhão de habitantes, expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 4,5% e por fazer parte da rota bioceânica deixa Campo Grande na mira das grandes redes de bares e restaurantes do Brasil.

Nos últimos anos, a capital morena está nos holofotes das principais redes de alimentação do Brasil, tanto pelo crescimento da cidade, quanto por fazer parte da rota bioceânica e também pelo aumento do poder aquisitivo do campo-grandense. “ E claro Campo Grande, hoje, se tornou rota comercial. Nós temos grandes empresas se instalando no estado. Nós temos a rota bioceanica que traz os holofotes para do Brasil para nossa região e Campo Grande é o coração de tudo isso, então, teve um aumento na malha aérea, uma melhora no nosso aeroporto, uma oferta maior de hotéis de categoria elevada e isso traz Campo Grande como um destino também de turismo do interior do estado e de outras cidades de estados limítrofes {vizinhos}. Então, Campo Grande se torna um passeio de final de semana, se torna um passeio de feriadão, se torna um destino para as pessoas queira fazer um turismo gastronômico, então, elas vêm se hospedam num bom hotel fazem seus passeios pelos parques, almoçam, jantam e festejam nos bares e restaurantes da capital que também agora estão muito bem atendidos, além das empresas tradicionais daqui com as grandes redes vindas de fora”, explica o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Mato Grosso do Sul (Abrasel), Juliano Wertheime.

Segundo o professor e economista, Michel Constantino, esses restaurantes e outras empresas deste porte fazem análise complexa do mercado para tomar decisão de investir. “ São três pontos fundamentais para escolher capitais do porte de Campo Grande: 1. Variação do PIB per capita ao longo do tempo; 2. Cenário de crescimento do estado e da capital; e 3. Características de consumo da população e dos negócios. Esses três pontos são levados em conta para se tornar atrativo pelas empresas. ”, explica o economista.

Já o secretário municipal de inovação, desenvolvimento econômico e agronegócio, Adelaido Vila, acredita que essa vitrine que Campo Grande virou para as grandes redes de bares e restaurantes do pais se deve ao aumento do PIB e o poder de compra da população campo-grandenses. ” Campo Grande finalmente está assumindo o protagonismo de ser uma capital metropolitana com grandes ganhos da sua economia. Campo Grande hoje atinge um índice de crescimento muito maior do que a média nacional enquanto se espera um PIB de dois e meio por cento para o Brasil, Campo Grande pode chegar entre quatro e meio a cinco por cento, além disso nós temos visto aí um desenvolvimento muito forte em toda essa rede de alimentação e também de cadeias varejistas no setor de bares e restaurantes. Isso mostra que Campo Grande está cada vez mais tem se colocado como vitrine num cenário nacional e isso vem gerando um alto índice de empregabilidade na nossa cidade onde nós já ocupávamos uma posição privilegiada no cenário nacional e agora ocupamos uma situação muito melhor ainda saímos de 6.1 por centro de número de desempregados para 5.1 %, segundo dados do IBGE “ argumenta o secretário municipal de inovação, desenvolvimento econômico e agronegócio, Adelaido Vila.

Para o Abrasel Juliano Wertheimer, a rota bioceânica, aumento da malha aérea e hotéis de alta categoria são fatores que influenciam a vinda das grandes redes para Campo Grande. Wertheime explica que isso mostra a maturidade do nosso mercado, o aumento do poder aquisitivo e do ticket médio, ou seja, o que cada pessoa gasta em média no estabelecimento.

Ele explica que as principais redes de alimentação do Brasil começam a desembarcar com bastante força em Campo Grande, primeiramente nos shoppings da capital Morena.” Isso foi percebido primeiro nos shoppings, por que essas redes têm como padrão implantar em grandes shoppings sempre em cidades com mais de um milhão de habitantes e agora começaram a avançar nas capitais de menor população que é o caso de Campo Grande, então aqui já temos o Paris 6, Madeiro, Outback, Coco Bambu que acabou de chegar. Todos esses muitos presentes nos shoppings aqui em Campo Grande e agora a gente tem a exemplo do Tatu Bola, que é uma rede de barzinho de botequim presente em vários estados com muitas unidades desembarcando em Campo Grande com loja de rua”, explica Wertheimer,