Veículos de Comunicação

4

Mantega: alta do real preocupa, mas tem lado positivo

Ele disse ainda que o governo não discutiu uma eventual mudança na meta de inflação de 2011

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta sexta-feira (22) que a valorização recente do real é preocupante, mas, por outro lado, mostra que o Brasil é atraente para os investidores estrangeiros, que diante dos primeiros sinais de melhora na crise mundial optaram por apostar no país.

Ele disse ainda que o governo não discutiu uma eventual mudança na meta de inflação de 2011, mas que, no momento, não vê necessidade de um movimento nesse sentido.

"A valorização do câmbio resulta do entusiasmo dos investidores com o Brasil, porque o Brasil oferece condições mais estáveis e seguras e as facilidades necessárias, (mas) a valorização atrapalha o setor produtor, exportador e de agricultura, e de fato é fator de preocupação", afirmou ele a jornalistas após evento em São Paulo.

"Mas devemos olhar pelo lado positivo, há mais investidores externos interessados no Brasil."

Questionado sobre como o governo poderia resolver essa questão, ele apenas afirmou que o Banco Central já está realizando leilões de compra de dólar no mercado.

Mantega disse que o crédito ainda não está em um patamar ideal e seu custo segue alto, mas que já houve uma melhora desde os picos da crise.

"Tanto é verdade que na primeira melhora que ocorreu lá fora já houve um forte fluxo de capitais para o Brasil", disse ele, citando ainda o patamar elevados das reservas como razões para a solidez da economia.

Mantega disse ainda que o governo quer reduzir o spread bancário, tanto dos bancos estatais como dos privados e que "vamos fazer isso nos próximos meses".