Veículos de Comunicação

4

Mantega desiste de meta de 4% para o PIB

Segundo o ministro, "no primeiro trimestre deste ano, já há uma recuperação em relação ao quarto trimestre

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse em entrevista coletiva que o PIB do país não deve mais crescer 4%, como o governo previa, mas descartou que haja recessão neste ano.

Ele concedeu a entrevista para comentar a queda de 3,6% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no último trimestre de 2008, a maior desde 1996. No ano passado todo, o PIB cresceu 5,1%.

Mantega afirmou que o resultado, considerando o ano todo, foi "excelente". "O resultado do quarto trimestre não comprometeu o PIB de 2008. Conseguimos completar crescimento acima de 5%, é um resultado excelente para a economia brasileira."

"Ficou difícil atingir aquela meta de 4% de crescimento que eu vinha falando a vocês", afirmou o ministro. Ele disse que o governo continuará tomando medidas para impulsionar a economia da melhor maneira possível.

Segundo o ministro, "no primeiro trimestre deste ano, já há uma recuperação em relação ao quarto trimestre. Deveremos ter um desempenho melhor, o que nos deixa distantes de um possível problema de déficit técnico".

De acordo com suas previsões, o PIB no primeiro trimestre pode subir até mais de 1,5%. "Mesmo os mais pessimistas falam em crescimento de 1%, 1,5% para o primeiro trimestre. Então, acredito que podemos ter mais que isso." Finaliza o ministro.