Veículos de Comunicação

4

México recebe ajuda de U$ 1,6 bi dos EUA

A Câmara dos Deputados dos EUA aprovou um plano de auxílio antidrogas estimado em $1.6 bilhão que vai durar três anos com vistas a ajudar o México e países centro-americanos a combater os poderosos cartéis do narcotráfico da região.

Contudo, agora há dúvidas quanto ao pacote depois que o governo mexicano manifestou fortes objeções a dispositivos na versão senatorial do projeto que liga a ajuda a medidas de direitos humanos. A versão do projeto ainda tem de ser aprovada no Senado.


A votação aconteceu em meio a níveis crescentes de violência relacionada com a proibição no México. Umas 4.000 pessoas – inclusive mais de 450 policiais e soldados – foram mortas no combate às drogas desde que o presidente Felipe Calderón o intensificou no início do ano passado ao enviar uns 25.000 efetivos e policiais federais aos fortes dos traficantes. 

Os traficantes pararam de brigar entre eles para contra-atacarem as forças do governo, assassinando recentemente vários comandantes das polícias federal e municipal.  Em Culiacán, os traficantes emboscaram e mataram oito policiais em um dia.