Veículos de Comunicação

4

MS criou 12,5 mil postos de trabalho no último ano

O dado é do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged)

Mato Grosso do Sul já apresenta um índice positivo na geração de empregos. Em janeiro foram gerados 1.689 postos formais de trabalho, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O dado aponta um crescimento de 3,32% do emprego nos últimos 12 meses no Estado, o que significa um acumulado de 12.487 postos criados desde janeiro do ano passado.

O levantamento mensal aponta que os setores de atividade econômica que mais contribuíram para este resultado foram os da Agropecuária (+571 postos), Serviços (+346 postos), Construção Civil (+345 postos) e Comércio (+212 postos). O resultado aponta uma recuperação da atividade da construção civil que vinha apresentando saldo negativo na geração de empregos nos meses de 2009.

Após o mês de dezembro com saldo negativo no índice de empregos, o primeiro mês de 2010 apresenta apenas uma atividade com déficit na geração: a de Serviços Industriais de Utilidade Pública, que obteve saldo negativo de -3 postos de trabalho. O menor saldo positivo no mês de janeiro é o do setor da Administração Pública, com oito novos postos criados.

A atividade extrativa mineral obteve saldo de 103 postos gerados; na indústria da transformação foram gerados 107 empregos no mês de janeiro. Mesmo com o saldo positivo, o primeiro mês de 2010 finalizou com o menor índice obtido nos meses de janeiro desde 2003, segundo o levantamento do Caged.