Veículos de Comunicação

Oportunidade

Nova regra do seguro-desemprego entra em vigor

Somente no ano passado, 10.894 pessoas deram entrada solicitando o benefício

A nova regra do seguro-desemprego já está valendo em todo o país. A medida vale para quem deu entrada no seguro nesta segunda-feira, 2, de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego.

Antes da mudança, era necessário que o empregado tivesse trabalhado por pelo menos seis meses com carteira assinada para poder solicitar o benefício.

De acordo com as novas regras, a pessoa que solicitar o benefício pela primeira vez a partir desta segunda-feira, 2, deve ter trabalhado por 18 meses nos 24 meses anteriores. Na segunda vez que o trabalhador solicitar o benefício, deve ter trabalhado por 12 meses nos 16 meses anteriores. A partir da terceira solicitação, o trabalhador deve ter trabalhado, pelo menos, por seis meses ininterruptos nos 16 meses anteriores.

Segundo informa o Ministério da Fazenda, o trabalhador que solicitar pela primeira vez o benefício, pode receber quatro parcelas se tiver trabalhado entre 18 e 23 meses nos 36 meses anteriores. No caso da segunda solicitação, o trabalhador poderá receber quatro parcelas se tiver trabalhado entre 12 e 24 meses nos 36 meses anteriores. A partir da terceira solicitação do benefício, a regra é igual à anterior. É necessário que a pessoa tenha trabalhado entre seis e 11 meses nos 36 meses anteriores e receba três parcelas do seguro-desemprego. Caso tenha trabalhado entre 12 e 23 meses nos 36 meses anteriores, receberá quatro parcelas do benefício. Já para receber cinco parcelas do seguro, é preciso que tenha trabalhado, no mínimo, 24 meses nos 36 meses anteriores.

A nova regra para solicitar o seguro-desemprego faz parte de um pacote anunciado pelo governo no final de 2014, com o objetivo de reduzir os gastos.

TRÊS LAGOAS

Na cidade, só no ano passado, a quantidade de trabalhadores que solicitaram o seguro-desemprego foi 13,35 vezes maior que a quantidade de pessoas colocadas no mercado de trabalho.

Conforme a pesquisa realizada pelo Jornal do Povo, foram inseridas no mercado de trabalho, por meio do encaminhamento realizado pelo Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador (Ciat) da cidade 816 pessoas e 10.894 pessoas deram entrada solicitando o benefício no ano passado.

De acordo com Fátima Montanha, coordenadora do Ciat, a quantidade de demissões registradas em 2014 é assustadora e compromete o desenvolvimento de Três Lagoas e região. “Mais de dez mil pessoas demitidas em um ano reflete negativamente no desenvolvimento da cidade e até mesmo do país”, opina.

Segundo a pesquisa, o mês de novembro é o que mais soma registros de solicitação do benefício, ao todo 1.132 trabalhadores deram entrada no seguro-desemprego. No mesmo mês, o Ciat colocou 44 pessoas no mercado de trabalho. O total de trabalhadores que deram entrada no benefício é 25,72 vezes maior que o total de trabalhadores inseridos no mercado.

Já Outubro foi o mês em que o Ciat mais registrou pessoas colocadas no mercado de trabalho, sendo 116 novos trabalhadores. No mesmo mês, 1.015 pessoas solicitaram o seguro-desemprego.

O mês de junho corresponde ao mês em que menos pessoas foram colocadas no mercado de trabalho, totalizando apenas 41 trabalhadores. Contra 905 trabalhadores que solicitaram o benefício.