Veículos de Comunicação

4

Operação dos três linhões de energia garantirá redução na tarifa

O assunto foi destacado hoje (10) pelo governador André Puccinelli, que participou da abertura do ciclo de palestras sobre perspectivas e economia

A capacidade energética do Estado de Mato Grosso do Sul não só garante a expansão do desenvolvimento industrial como também permitirá a queda da tarifa de energia elétrica, reduzindo os gastos dos consumidores.

O assunto foi destacado hoje (10) pelo governador André Puccinelli, que participou da abertura do ciclo de palestras sobre perspectivas da economia e energia elétrica promovido pela Enersul, na Casa da Indústria.

“Com a operação dos três linhões de distribuição de energia até o final de 2012, terminamos de equalizar a potência da rede de energia de 230 kV e assim, quando tivermos todo o Estado na mesma potência, poderemos fazer parte do Sistema Interligado Nacional. Ao entrarmos neste Sistema, a tarifa de energia elétrica do nosso Estado passará a ter um percentual subsidiado pela Eletrobrás e, portanto, teremos de 2% a 3% de queda no valor cobrado pela energia elétrica”, disse Puccinelli.

SIN    

O Sistema Interligado Nacional (SIN) tem forte predominância de usinas hidrelétricas e com múltiplos proprietários. É formado pelas empresas das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e parte da região Norte. Apenas 3,4% da capacidade de produção de eletricidade do País encontra-se fora do SIN, em pequenos sistemas isolados localizados principalmente na região amazônica.