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Operadora Vivo vai cortar acesso à internet quando franquia acabar

Até o início deste mês o Procon recebeu 566 queixas contra operadora

A partir do dia 20, os clientes da operadora Vivo, residentes em Mato Grosso do Sul, que contrataram o pacote de internet móvel,  terão o serviço de navegação suspenso. A informação é do Programa de Defesa do Consumidor (Procon) do Estado.Esta medida vale para telefone com plano pré-pago e controle.

Para continuar com acesso à internet será necessário recontratar o pacote de dados ou contratar um pacote adicional avulso. As outras operadoras também pretendem adotar as mesmas medidas, mas até o momento só a Vivo informou o cronograma de alteração em MS.

Somente neste ano em Três Lagoas 566 pessoas registraram queixa referenteà telefonia. O setor é um dos líderes em reclamações de consumidores na cidade.

Desde novembro, após autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel),a operadora adotou esse sistema nos estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Antes, quando o cliente atingia o limite da franquia, tinha a velocidade reduzida, mas não suspensa. Agora o consumidor receberá uma mensagem avisando que está próximo do limite de seu pacote, e poderá contratar o serviço extra, no valor de R$2,99.

O fim da já conhecida “velocidade reduzida” de conexão para quem atinge a franquia contratada, tem como justificativa pela operadora, atender a insatisfação dos consumidores quanto à navegação na internet e oferecer mais qualidade no serviço.

Segundo o superintendente do Procon Estadual do Mato Grosso do Sul, Alexandre Rezende, ainda é cedo para detectar se essa medida será boa ou ruim, é preciso esperar,e ver como afetará os consumidores, e a partir do resultado tomar as medidas cabíveis.

No entanto, Rezende reforça: “Em lugar nenhum se pode alterar os contratos já firmados, apenas os próximos,depois da nova alteração. Será preciso estudar como ficará essa questão.”

O Procon informou estar atento e acompanhando todo o  desdobramento dessa mudança, e caso aconteça reclamações dos consumidores tomará as providências cabíveis.

TRÊS LAGOAS

Devido ao grande número de reclamações do setor de telefonia em Três Lagoas, diagnosticado nos encontros estaduais do Procon, visitas técnicas estão sendo efetuadas com agentes municipais e estaduais do órgão e engenheiros de telecomunicações. 

Na vistoria realizada, por meio de equipamentos e aparelhamento em vários locais da cidade, é possível chegar a um relatório preciso dos problemas.Com o diagnóstico, as operadoras fazem as correções necessárias para solucionar as principais queixas, como instalações e adequação de equipamentos e antenas. Segundo informou o Procon, as operadora alegam que a burocracia dos poderes executivo e legislativo atrasam o  trabalho de aperfeiçoamento do serviço prestado  à toda população.

 

* Matéria editada às 8h35 para inclusão do crédito da foto