Veículos de Comunicação

Prevenção

Parada Geral da Suzano gera 1,4 mil empregos temporários e aquece economia

Ação de manutenção das duas unidades de celulose da Suzano, em Três Lagoas, acontecerá de 6 a 26 de março.

Envolve duas fábricas, com capacidade de  produção de 3,25 milhões de toneladas de celulose ao ano - Arquivo/JPNews
Envolve duas fábricas, com capacidade de produção de 3,25 milhões de toneladas de celulose ao ano - Arquivo/JPNews

Do dia 6 a 26 de março, a Suzano vai realizar a Parada Geral 2022 para a manutenção industrial nas duas unidades de Três Lagoas.  Como a ação envolve duas fábricas em operação, que juntas somam uma capacidade de produção de 3,25 milhões de toneladas de celulose ao ano, a manutenção será em duas etapas. A primeira parada geral ocorrerá na unidade 1, de 6 a 15 de março. A partir do dia 16, será iniciada a manutenção na unidade 2, com previsão de ser concluída no dia 26 do mesmo mês. 

Segundo a Suzano, além da manutenção de rotina de todos os processos das duas fábricas, uma das principais atividades durante a Parada Geral é a inspeção das duas caldeiras de recuperação da unidade, seguindo regulamentação do setor. 

A operação vai contar com a participação de cerca de 1,4 mil profissionais temporários e de 91 empresas de diferentes segmentos nos momentos de pico, o que deverá contribuir para o aquecimento do comércio local.
“A Parada Geral é extremamente minuciosa por conta da revisão de todos os dos equipamentos inspecionados. Isso demanda envolvimento de muitos profissionais especialistas da área de outros estados e até de outros países. Essa revisão e manutenção nas fábricas de celulose da Suzano, proporciona aquecimento da economia local, uma vez que esses fornecedores se hospedam na cidade e consomem no comércio local.

Em Três Lagoas, como são duas fábricas, essa movimentação dura ainda por mais tempo, beneficiando principalmente, setores como hoteleiro, bares e restaurantes, lavanderias, entre outros”, destacou Eduardo Ferraz, gerente Executivo Industrial da Unidade Três Lagoas.

A Parada Geral é realizada a cada 15 meses e, de acordo com a Suzano, visa manter os níveis de produtividade, excelência operacional, bom desempenho ambiental e a segurança do time de colaboradores. A companhia ressalta que, um dos diferenciais da Parada Geral da Unidade Suzano de Três Lagoas tem sido realizar a manutenção em uma linha de produção, enquanto a outra linha segue em plena atividade.

A Suzano ressalta ainda que, assim como ocorreu no ano passado, o planejamento da Parada Geral contempla rigoroso protocolo de biossegurança para a prevenção contra a Covid-19. “A Parada Geral é essencial para a revisão e manutenção de toda a nossa operação. Por isso, ela segue um planejamento minucioso, iniciado com um ano de antecedência.

Graças a esses rígidos protocolos, em 2020, conseguimos realizar a Parada Geral em Três Lagoas com sucesso e de forma segura para todos, resultado que pretendemos repetir neste ano. Para isso, contamos com dois grandes aliados, o conhecimento adquirido nas Paradas realizadas nos anos anteriores e também em outras unidades da empresa e, principalmente, o avanço da vacinação contra a Covid-19 em todo o País. Com esses dois fatores aliados às nossas medidas de segurança, estamos preparados para concluirmos a Parada Geral 2022 com segurança para todos os trabalhadores”, ressalta Ferraz.