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Três Lagoas

Páscoa deve injetar R$ 3,5 milhões na economia, segundo pesquisa

Em todo o Estado, a movimentação será de R$ 136 milhões este ano

O período de Páscoa deverá injetar R$ 3,5 milhões na economia de Três Lagoas. Isso é o que prevê a Pesquisa de intenção de compras para o período de Páscoa, realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Fecomércio-MS (IPF/MS) e o Sebrae MS. O gasto médio em compras será de R$ 115, e 69,47% dos entrevistados pretendem ir às compras, segundo a pesquisa.

Ainda de acordo com o levantamento, em todo o Estado, a movimentação será de R$ 136 milhões este ano- uma queda de 25% em relação ao ano passado. A ocorrência do coronavírus pode ter contribuído para essa queda no percentual, segundo a Fecomércio.

 “Fizemos duas estatísticas, uma pesquisa no início de março e uma sondagem no dia 17 (terça-feira passada) e as estimativas de movimentação financeira em relação as datas iniciais caíram 9%. Vale lembrar que as pessoas são movidas por expectativas e do início do mês até o momento houve impactos sociais e financeiros com o Codiv 19 ”, explica a economista do IPF-MS, Daniela Dias.

De acordo com a pesquisa, a intenção de gastos com chocolates e artigos pascais é de R$ 95,47 milhões (uma queda de 10% em relação ao ano passado) e despesas com comemorações são R$ 40,61 milhões (queda de 47%).

“Entre a primeira e a segunda pesquisa, já com a pandemia em instalação no nosso País, a queda foi de 3% sobre a intenção de compras de chocolates e afins, e de 20% acerca das comemorações”, informa Daniela.

O gasto médio com artigos pascais será de R$ 112,76, valor 14% menor que 2019, porém a pesquisa mostra que os homens estão propensos a gastar mais do que as mulheres, este ano. “A pesquisa também detectou que 46% das pessoas comprariam ovo da Páscoa, independentemente do aumento do preço. Esse índice é 10% maior do que o apresentado no ano passado”, diz a economista.

Outro dado que sugere estar em evidência por causa da crise com o Covid-19 é que 47% afirmam que pretendem não procurar os artigos em lojas físicas.

A pesquisa de intenção de consumo para a Páscoa foi realizada entre os dias 02 e 10 de março, com 1.692 pessoas e refeita dia 17 de março, com 150 pessoas nas cidades de Campo Grande, Corumbá, Dourados e Três Lagoas. É uma parceria entre IPF MS, Fecomércio MS e Sebrae MS.