Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Petroleiros de Três Lagoas participaram da mobilização nacional

Mobilização aconteceu em frente à Termelétrica Luís Carlos Prestes

Petroleiros da Usina Termoelétrica da Petrobras Luís Carlos Prestes de Três Lagoas participaram ontem da mobilização nacional, promovida pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) juntamente com outras centrais sindicais, e movimentos sociais do país, contra a Terceirização, as Medidas Provisórias (MPs) 664 e 665 e o Ajuste Fiscal, aprovados esta semana pelo Senado, que mudam regras para o seguro-desemprego, auxílio-doença e aposentadoria, e também em Defesa dos Direitos e da Democracia.

Outro assunto na pauta dos petroleiros três-lagoenses é referente à possiblidade de desinvestimento por parte da Petrobras na Termoelétrica e outras unidades.

Gilmar Cardoso da Silva, diretor sindical do Sindicato Unificado dos Petroleiros do Estado de São Paulo, que representa Três Lagoas, enfatizou que os trabalhadores não podem ser penalizados pelos escândalos envolvendo a alta cúpula da estatal. “A posição do Sindicato é totalmente contrária ao desinvestimento, aconteceram todos esses escândalos, porém a culpa não é do trabalhador, e nem mesmo de uma unidade que gera lucro”.

O diretor ressaltou que, devido o pouco número de funcionários da unidade, aproximadamente 100 trabalhadores, a paralisação em Três Lagoas teve que ser menor. As manifestações foram de maior proporção nas refinarias e grandes terminais, da Petrobras.

De acordo com o sindicato, 30 pessoas da unidade de Três Lagoas, participaram do movimento, paralisando as atividades das seis horas ao meio dia. Uma reunião será promovida com as classes sindicais para fazer um balanço nacional do movimento, e próximas ações.