Veículos de Comunicação

4

PIB industrial cresce em Mato Grosso do Sul

Em ordem de importância do PIB industrial dos municípios de MS estão: Campo Grande, Três Lagoa e Dourados

Matogrosso do Sul já começa a sentir o peso da indústria. Pesquisa recente divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que dos 78 municípios do Estado, 16 já têm na indústria a principal geradora do Produto Interno Bruto (PIB). São cidades cujo PIB industrial superou o agropecuário.

Em ordem de importância do PIB industrial dos municípios de MS estão: Campo Grande, Três Lagoas, Dourados, Nova Andradina, Naviraí, Bataguassu, Aparecida do Taboado, Cassilândia, Anastácio, Fátima do Sul, Bataiporã, Guia Lopes da Laguna, Bodoquena, Mundo Novo, Eldorado e Ladário.

O presidente da Federação das Industrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), Sérgio Longen, revelou que hoje no Estado existem 9.284 industrias, gerando 113.701 empregos. Além disso, Mato Grosso do Sul vem diversificando sua exportação, que deixou apenas de ser baseada nos produtos primários carne e soja. O acumulado das exportações do Estado chegou a US$ 1,5 bilhão até setembro e pode fechar o ano na faixa dos US$ 2 bilhões em produtos industrializados.

O crescimento do PIB de 1995 a 2007 no Estado revela um expressivo avanço industrial. Dados do IBGE, divulgados pela Fiems, mostram que nesse período, o PIB industrial do Estado aumentou em 79,2%, enquanto o agropecuário teve elevação de 27,6%".

O presidente da Fiems não arrisca fazer uma projeção de quando o setor industrial poderá assumir a liderança da economia sul-matogrossense: "Nosso objetivo é caminhar junto", disse ele, em relação à agropecuária.
Segundo Longen, ainda não há um estudo que possa embasar uma projeção. Para ele, a conjunção de atividades tem sido relevante, com o avanço da agroindústria no Estado. “É o grande fruto desse desenvolvimento", afirmou o empresário.