Veículos de Comunicação

Oportunidade

Plano de Auxílio Mútuo forma mais uma turma amanhã

O plano tem como objetivo a capacitação de pessoas para agirem em situações de acidentes e catástrofes em empresas

Unir forças para combater catástrofes e acidentes industriais que possam ocorrer nas empresas da região do Distrito Industrial de Três Lagoas. Esse é o papel do Plano de Auxílio Mútuo de Três Lagoas (PAM), que amanhã, 23, realizará o simulado anual de emergência, às 10h, no 5° Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar. O PAM integra as polícias Militar, Rodoviária Estadual, Rodoviária Federal, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Corpo de Bombeiros e outros órgãos municipais e estaduais.

Aproximadamente 40 representantes de empresas que fazem parte do plano, estarão concluindo o curso de capacitação técnica em Sistema de Comando e Incidente, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, instituições e empresas. Segundo o sargento do Corpo de Bombeiros Josué Moraes, os concluintes do curso não irão saber qual situação será simulada, para que despertem habilidade de como agir em momentos inesperados.

De acordo com o major do 5° GCBM, Leandro Mota de Arruda, o PAM foi reativado há dois anos e estendido às indústrias internacionais instaladas na cidade que estão mais distantes do Distrito Industrial. Para ele a reativação tem grande valia como forma de prevenção e contribuição com o trabalho dos bombeiros. “Capacitar essas pessoas possibilita, em caso de catástrofes e acidentes químicos, atitudes sensatas e corretas sobre como agir”, ressalta.

Ainda, de acordo com Arruda, o PAM já foi usado em acidentes com duas empresas e foi muito bem executado e comandado pelas pessoas que passaram pela capacitação.