Veículos de Comunicação

Oportunidade

Polícia prende um dos maiores traficantes de drogas da América Latina

Suspeito de inúmeros assassinatos, Neneco era procurado pela Interpol

Procurado pela Interpol, Vilmar Neneco Acosta Marques, ex-intendente da cidade paraguaia de Ype-Jhu e considerado o maior traficante internacional de drogas e contrabandista da fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, foi preso na tarde desta quarta-feira, em Dourados, por investigadores da Delegacia Regional da Polícia Civil de Naviraí.

Apontado como o mandante da morte de um casal de jornalistas da BBC e de inúmeros homicídios e chacinas ocorridos na divisa de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, o acusado passou a ser temido pela população e procurado pelas polícias americanas, paraguaias e brasileiras. Monitorado pela Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Neneco acabou preso em Dourados, onde estava escondido.

De acordo com o delegado, Claudineis Galinari, responsável pelas investigações, Neneco usava documento brasileiro e estava no país há cinco meses. As investigações tiveram início há um mês, quando a polícia do Paraguai pediu ajuda para prender o acusado.

Com mandado de prisão expedido, foi mobilizado vários investigadores das cidades vizinhas de Naviraí para atuar no caso. Depois de levantar informações sobre o paradeiro do ex-prefeito, que estava na região de Dourados, os policiais fizeram campana próximo a casa de um familiar do traficante.

Procurado pela Interpol, Neneco foi preso na tarde de ontem, em Caarapó. A prisão aconteceu enquanto o traficante aguardava a chegada de um parente que o ajudaria fugir para o Mato Grosso.