Veículos de Comunicação

4

Preço do diesel cai 15% na refinaria

Gasolina também custará menos, mas redução não deve chegar a consumidor; corte é 10 da Petrobras desde 2003

O ministro Guido Mantega (Fazenda) anunciou queda de 4,5% no preço da gasolina e 15% no do diesel nas refinarias. Só parte do preço menor do diesel, porém, será repassada ao consumidor.

Como o governo elevou a tributação, a expectativa da Fazenda é que o preço da gasolina não mude nos postos. Para o diesel, mesmo com a carga fiscal maior, espera-se redução média de 9,6%.

É o primeiro corte promovido pela Petrobras desde 2003. No Brasil, o mercado é livre: a estatal fixa o preço na refinaria, mas os postos decidem quanto cobram de acordo com o mercado local.

A redução ocorre dois meses e meio depois de o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, tê-la rechaçado no Senado, dizendo que a gasolina estava mais barata que água mineral.

Em entrevista, Gabrielli afirmou que a decisão sobre o corte foi técnica, e não política. A associação dos postos diz que o impacto da diminuição de preço será quase nulo para o consumidor.

O governo decidira reduzir os preços havia semanas, mas o anúncio foi calculado para pressionar o Banco Central por um corte maior nos juros. O Copom decide sobre a taxa amanhã.