Veículos de Comunicação

Oportunidade

Previdência Própria de Três Lagoas já atendeu 21 beneficiários

Antes da inauguração oficial, o RPPS já havia atendido 40 pesseoas

Em pouco mais de um mês de funcionamento do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), Instituto de Previdência Social dos Servidores do Município de Três Lagoas, 21 beneficiários já foram atendidos. A previsão é atender outros 80 somente com benefício de aposentadoria.

 De acordo com a diretora presidente do Instituto, Elaine Aparecida de Sá Costa, o objetivo é atender cada vez mais pessoas. “Por enquanto o atendimento está atingindo as expectativas. E com a criação desse regime é possível o servidor público ter, como um dos principais benefícios, a aposentadoria com salário integral”, explica.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, do total de atendidos até agora, 16 deram entrada no auxílio doença; três receberam benefício de licença maternidade e duas aposentadorias.

 BENEFICIADOS

No mês de dezembro de 2015 a prefeita Marcia Moura, acompanhada da presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTED), entregou as duas primeiras aposentadorias pelo RPPS, marcando assim o início do novo regime. Porém, outras 40 pessoas já haviam sido atendidas pelo beneficio de auxílio doença e licença maternidade.

REGULAÇÃO

Para que possa haver a gestão do RPPS, foi aberto Instituto de Previdência Social para gerenciar o sistema, contando com Diretoria e Conselho próprio, assim como uma Estatal, mas com vínculo administrativo com a prefeitura. Esse será responsável por recolher os valores descontados, gerenciá-los e investir de maneira segura, assim como é feito na Previdência Social comum, porém é só para atender os colaboradores da Prefeitura e Câmara Municipal.

BENEFÍCIOS NO RPPS

Hoje no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) uma pessoa pode aposentar com o teto máximo de aproximadamente R$ 4.000. No RPPS, se um servidor ganha R$ 6 mil, por exemplo, ele vai aposentar com esse valor.

Além disso, o desconto em folha de pagamento é de 11%, enquanto no INSS é de 8%, o que permite maiores benefícios ao servidor público municipal, sendo que o Município, por sua vez, desembolsa mais 11% para atingir o valor de contribuição exigido por lei, assim atingido o total de 22%. 

Dentro do RPPS o segurado tem os seguintes benefícios: aposentadoria voluntária por tempo de contribuição e idade; aposentadoria voluntária por idade; aposentadoria por invalidez permanente; aposentadoria compulsória; auxílio-doença; salário-maternidade; salário-família e gratificação natalina.

Já o dependente do segurado tem: pensão por morte; auxílio-reclusão e gratificação natalina.