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Procon divulga pesquisa de preços de produtos para o Dia dos Finados

Recomendação é que o consumidor fique atento as diferenças de preço

Por conta do Dia dos Finados celebrado no próximo domingo, 2 de novembro, é comum a procura de flores nas floriculturas da Capital. Com isso, os preços desses produtos tendem a subir e variar muito de um estabelecimento para outro. Para ajudar o consumidor na hora da compra, o Procon divulgou, nesta sexta-feira (31), a pesquisa de preço realizada em quatro pontos comerciais que vendem estes itens e constatou variações de mais de 300%.

Segundo a pesquisa do Procon, o produto que mais apresentou variação foi a margarida grande, com 333%. Sendo encontrado por valores entre R$ 15 a R$ 65,00. A recomendação do Procon é que o consumidor fique atento as diferenças de preço.

Muito procurada para essa ocasião, a coroa de flores é outro produto que apresentou uma variação de preço considerável. Vendidas em três tamanhos (pequena, média e grande), o produto pode ser encontrado por R$ 150 até R$ 302,50 – isso dependendo do tamanho e do estabelecimento comercial. No caso da coroa pequena, por exemplo, pode ser comercializada por R$ 150,00 em um local, enquanto que em outro pode ser encontrada por R$ 200,00, o que representa uma variação de 33%.

Contudo, o percentual da coroa ainda é considerado baixo se comparado com a diferença de preços do Buquê da Flor do Campo que chega à casa dos 240%, o que representa uma variação entre R$ 25,00 a R$ 85,00. O índice do buquê de rosas com seis unidades ficou em torno dos 50% entre o maior e o menor preço. Isso significa que o produto pode ser vendido por R$ 40,00 até R$ 60,00, de uma floricultura para outra.

Entre os dez produtos que mais apresentaram variação estão as flores de nomes mais populares tais como: Margarida Grande, Flor de Campo, Violeta Pequena, Lírio, Azaléia e as rosas comuns. Também fazem parte dos itens de maior variação de preços a Kalandiva, Kalanchue, MonSenhor. Conforme o Procon, a pesquisa apontou uma variação média dos percentuais de mais de 14%  nos preços.

Os únicos produtos que não apresentaram diferença de preço nas floriculturas visitadas foram: velas, monsenhor (ramalhete), margarida média e o gladíolo/palma (unidade).