Veículos de Comunicação

Saque

Procura para sacar FGTS é grande na Caixa de Três Lagoas

Bastou o governo anunciar a liberação do FGTS para trabalhadores procurarem a Caixa em busca de informações

O governo federal anunciou na semana passada, a liberação do saque de recursos de contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) inativas até 31 de dezembro de 2015.

Segundo o governo, quem teve contrato de trabalho extinto até essa data, poderá sacar, a partir de fevereiro de 2017, os recursos da conta vinculada a este contrato rescindido, inclusive aqueles trabalhadores que hoje tenham outro contrato de trabalho vigente.

De acordo com o gerente da Caixa Econômica Federal de Três Lagoas, Otávio Augusto  Funicelli Delgado,  ainda não foram definidos os cronogramas de atendimento para saque do saldo do FGTS de contas inativas.

Mesmo sem essa definição, bastou o anúncio para uma grande quantidade de trabalhadores procurarem a Caixa para saber se têm direito, ou para sacar o dinheiro. Em razão de pagamento do PIS/Pasep, agora do anúncio do FGTS, entre outros serviços, segundo o gerente, a agência de Três Lagoas tem atendido  de 300 a 400 pessoas por dia.

Segundo o governo, cerca de 10,2 milhões de trabalhadores poderão sacar o dinheiro e a maior parte das contas inativas tem saldo de menos de um salário mínimo.

O FGTS foi criado como reserva pecuniária do trabalhador, possuindo cerca de R$ 500 bilhões de ativos com o objetivo principal de proteção nos momentos de demissão involuntária, aquisição de moradia e aposentadoria, que representam aproximadamente 90% dos saques. O Fundo beneficia o trabalhador também  om investimentos em habitação, saneamento e infraestrutura urbana.

Para evitar que o trabalhador tenha que se deslocar para consultar o FGTS, a Caixa criou uma ferramenta para o interessado acompanhar os depósitos na conta em qualquer momento, sem a necessidade de enfrentar filas em agências bancárias.

O aplicativo está disponível, gratuitamente, para download em celulares com qualquer sistema operacional. Após baixar a ferramenta, o trabalhador precisa cadastrar uma senha de acesso e o Número de Identificação Social (NIS) para começar a navegar pelos serviços.Saiba como utilizar o aplicativo do FGTS:

Saiba como consultar o FGTS