Veículos de Comunicação

Oportunidade

Professor aponta carência de profissionais no mercado da computação

Nos últimos anos, os novos alunos ingressantes no curso superior, cada vez mais já crescem envolvidos no ambiente cercado por tecnologias

O coordenador pedagógico e docente dos cursos da área de computação das Faculdades Integradas de Três Lagoas da Associação de Ensino e Cultura de Mato Grosso do Sul (Aems), Alan Souza, o mercado de trabalho na área da computação vem enfrentando carência de profissionais especializados na área.

Para Alan, que é bacharel e mestre em computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ),os cursos superiores da instituição, como é o caso do “Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas”e “Engenharia da Computação”, são os mais bem aceitos no mercado, tanto que a maioria dos alunosconsegue empregoantes mesmo do término do curso. “Os cursos possuem focos diferentes, mas, atualmente, os cursos de engenharia estão crescendo em importância, uma vez que fornece uma formação mais duradoura em relação ao bacharelado”, avaliou.

O coordenador cita que, nos últimos anos, os novos alunos ingressantes no curso superior, cada vez mais já crescem envolvidos no ambiente cercado por tecnologias. “Eles possuem curiosidade por aprender mais, aliado com tendências da atualidade como internet, segurança digital,dispositivos móveis, games e redes sociais e, o curso de Análisee Desenvolvimento de Sistemas, com duração de três anos,oferece tudo isso”, comentou.

Já as aulas de Engenharia da Computação, ministradas durante cinco anos,auxiliam no aprendizado para projeto de equipamentos, eletrônica, mas também atende, em menor escala,o desenvolvimento de sistemas. 

No último semestre, o curso de Engenharia da Computação abriu turma de 40 alunos, enquanto o de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que tem procura um pouco menor, iniciou com 20 estudantes.

Ainda conforme Alan, metade dos acadêmicos são de Três Lagoas, enquanto os demais se deslocam de municípios da região, como Água Clara, Bataguassu, Brasilândia, Andradina, Castilho, Pereira Barreto e Ilha Solteira.

O próximo vestibular da Aems acontece dia 21 de junho. As inscrições já estão abertas.

 

WORKSHOP

Com o objetivo estimular a troca de experiências e conhecimentos técnicos entre profissionais, pesquisadores e estudantes da área, entre os dias 13 e 17 de abril, a coordenação, professores e alunos dos cursos de computação da Aems promoveram o 6° Workshop de Computação – Edição 2015.

Evento contou com a participação de vários professores e profissionais da área de computação.