Veículos de Comunicação

4

Programa facilita abertura de empresas pela Internet na capital

A solução ajuda a simplificar e desburocratizar o processo de abertura de empresas na cidade

Empresários, contabilistas e futuros empreendedores conheceram os benefícios do sistema Empresa Fácil, lançado nesta segunda-feira (4) em Campo Grande. A solução ajuda a simplificar e desburocratizar o processo de abertura de empresas na cidade.

Dependendo da atividade, o empreendedor que levaria de 25 a 30 dias para abrir sua empresa, terá condições de realizar o processo em menos de cinco dias, solicitando todos os documentos e registros pela internet.

Conheça o sistema Empresa Fácil

O Empresa Fácil vai eliminar a necessidade do empresário ou do contabilista de se deslocar a diversos órgãos, o que o obriga a perder tempo com solicitações de licenças, certidões e alvarás de funcionamento.
O secretário municipal José Cesar Estoduto explica que a regulamentação excessiva desestimula o ingresso de novas empresas no mercado formal. Estimativas apontam que as empresas brasileiras gastam, por ano, 2,6 mil horas para cumprir toda burocracia. No Chile são 872 horas, na Argentina 615 horas e na Índia 264 horas.

O processo contará com o envolvimento de diversos parceiros, entre eles a Junta Comercial; Receita Federal; secretarias municipais de Receita, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Saúde; Corpo de Bombeiros; e cartórios.