Veículos de Comunicação

4

Projeto Horizonte 2 da Fibria será lançado no fim de outubro

Companhia remarcou a data de lançamento da Pedra Fundamental para o próximo dia 30

Depois de um adiamento, a Fibria confirmou o lançamento da Pedra Fundamental do Projeto Horizonte 2 para o dia 30 de outubro, uma sexta-feira. Inicialmente, o evento seria realizado nesta quinta-feira, dia 1º de outubro, mas foi adiado pela companhia devido a questões de agenda.

A solenidade de lançamento oficial do projeto será realizada na sede da unidade em Três Lagoas, a partir das 10h, e deverá reunir diversas autoridades locais e regionais, entre elas, o governador Reinaldo Azambuja.

De acordo com a Fibria, o Projeto Horizonte 2, que prevê a construção de uma segunda linha de produção na unidade três-lagoense, constitui um dos principais investimentos privados em andamento no país e “colocará a unidade entre as maiores fábricas de celulose do mundo”.

Embora o lançamento oficial ainda não tenha ocorrido, as obras de construção civil da unidade já foram iniciadas. O projeto de expansão da fábrica de celulose foi confirmado pela diretoria em maio deste ano. Poucos meses depois, foram iniciadas as primeiras contratações para a realização do serviço de terraplanagem. Atualmente, estima-se que 500 operários estejam atuando no canteiro de obras.

Ao todo, deverão ser gerados até 40 mil empregos diretos e indiretos durante todo o processo de construção civil, sendo dez mil deles no pico da obra. Já em funcionamento, a segunda linha deverá processar até 1,75 milhão de toneladas de celulose ao ano. Com isso, a unidade em Três Lagoas elevará sua capacidade total para 3 milhões de toneladas/ano.

O projeto contará com um investimento de R$ 7,7 bilhões e será executado com recursos próprios e com financiamentos de diversas fontes. Quando em funcionamento, a unidade deverá gerar até três mil novos postos de trabalho, diretos e indiretos.

Para realizar a ampliação, serão necessários 174 mil hectares de florestas plantadas em áreas próprias, arrendamento e parcerias – para se ter uma base, cada hectare possui o tamanho de um campo de futebol. Hoje, a empresa já conta com um excedente de 107 mil hectares plantados ou sob contratos de plantio.