Veículos de Comunicação

4

Projeto incentiva comercialização de produtos da agricultura familiar

Outro agente, Horácio Tinoco também identificou necessidades que os produtores têm

Acompanhar de perto agricultores familiares, capacitá-los e ajudá-los na comercialização do que produzem. Essa é a proposta do “Projeto de Apoio à Produção Sustentável no Território da Reforma”, que abrange os municípios de Anastácio, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Maracaju, Nioaque, Sidrolândia e Terenos.
 
Nesta segunda-feira, 22 de janeiro, uma reunião para avaliação do projeto reuniu Agentes de Desenvolvimento Rural para falar das ações que já estão sendo realizadas com os produtores. De acordo com o agente David Bambil Dias alguns detalhes puderam ser observados. “Encontramos situações em que há maquinários prontos para serem utilizados pelos produtores guardados em pátios de prefeituras, por uma simples falta de articulação. Isso é algo que podemos reverter”, conta
 
Outro agente, Horácio Tinoco também identificou necessidades que os produtores têm. “Em uma das propriedades que visitei vi um grave erro, pois o chiqueiro estava em nível mais alto que uma horta plantada na proximidade. Quando vem a chuva é um problema, pois a sujeira dos animais vai para a plantação. O interessante é que quando chegamos com dicas para estes produtores, eles aceitam e vêem a melhora da produção”, diz.
 
Ele também conta que depende muito de cada produtor o desenvolvimento do cultivo. “Há agricultores que plantam de tudo em seus lotes, vendem e conseguem manter uma renda. Alguns inclusive se reúnem para a produção de rapaduras e compotas de frutas”, conta.
 
A agente de comercialização do projeto, Cláudia de Matos, conta que também há compradores que muitas vezes não conseguem encontrar o que procuram. “Há a grande necessidade de conhecer bem quem produz e quem compra. Enquanto há produtores perdendo o que cultivaram, alguns empresários compram o mesmo produto de outros estados. A minha função é modificar esse cenário”, ressalta.
 
Território da Reforma
 
O projeto Território da Reforma é uma ação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) que busca a profissionalização dos produtores familiares para que consigam a inserção de seus produtos no mercado. Os produtores são capacitados em gestão e comercialização, desenvolvimento de tecnologias, estímulo a cooperação, acesso ao mercado e viabilização de compras locais.
 
Podem ser selecionados para fazer parte do projeto agricultores familiares que atuam em pequenas propriedades com atividades como apicultura, fruticultura, florestas plantadas, agroextrativismo, artesanato e outros. O projeto é executado pela Fundação Educacional para Desenvolvimento Rural – FUNAR, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul – SENAR/MS e Sebrae.