Veículos de Comunicação

Cultura Fm Paranaíba

Qualidade dos animais Girolando é destaque na Expoleite

Esperado dos animais desta raça é produção de leite com longevidade

Finalizou ontem a programação da Expoleite, durante a Exposição Agropecuária de Paranaíba (Expopar), que contou com leilão e julgamento do gado da raça Girolando, e também o torneio leiteiro com produção de mais de uma tonelada de leite em três dias.

Gustavo Panucci, presidente da Associação de Criadores de Girolando de Paranaíba disse ter ficado muito satisfeito com os resultados, já que houve um número bom de animais, no julgamento foram 90 e no Torneio Leiteiro 13 animais, divididos em duas categorias.

O presidente da Associação de Criadores de Girolando do Brasil, JônadanMa, participou da Expoleite e destacou a qualidade dos animais e por ser seu segundo ano na exposição, percebe uma evolução grande no rebanho. “Comprovo que Paranaíba é a região que desenvolve um Girolando de altíssima qualidade, com destque no Estado e cenário nacional”, apontou.

Para ele, os produtores de Paranaíba podem com certeza participar da Mega Leite, em Uberaba-MG, pois “vão fazer bonito”.

Jônadan ainda observou que investir em qualidade e aprimoramento genético com boas matrizes e sêmen com certeza são a garantia de descendentes cada vez melhores e com maior produtividade.

O esperado dos animais desta raça é produção de leite com longevidade, além de fertilidade, já que para ele seja representativo e promissor na propriedade.Os critérios para o julgamento dos animais são: morfologia, que é o biotipo animal, com morfologia de produção, que são as características do animal e sua capacidade de transformar isso em leite. O julgamento é a harmonia e o conjunto desse equilíbrio de racial com produção e com estrutura.

Durante o julgamento foram premiados os animais vencedores do Torneio Leiteiro. No total foram treze animais participando, sendo divididos em duas categorias: vaca,  que já estão na segunda cria, com oito participantes;  e novilha, animais de primeira cria, totalizando cinco participantes.

A vaca campeã foi Roma da Lagoa Santa, com a produção de 58,162 quilos de leite/diaem média, do paranaibenseRonie R. de Freitas; o segundo lugarfoi da Fisgada FIV Lins, com média de 55,311 quilos; e o terceiro lugar foi da Minas Lins, com média de 53,211 quilos. As novilhas campeãs foram Serenata da Lagoa Santa, com média de 47,779; o segundo lugar foi de Raposa da Lagoa Santa, com 36,887; já o terceiro lugar foi de Jane da Estância Aurora, com média de 24,561.