Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Quase 7 mil consumidores estão com o 'nome sujo'

Economistas afirmam que educação financeira evitaria esse alto endividamento

Débitos > em Três Lagoas já somam o montante de R$ 5,961 milhões - Arquivo/JP
Débitos > em Três Lagoas já somam o montante de R$ 5,961 milhões - Arquivo/JP

Cerca de 12,5 milhões de pessoas encerraram fevereiro de 2022 endividadas no Brasil. O número total corresponde a 12.518.169 de brasileiros, representando 76,6% das famílias do País, segundo Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic). Em Três Lagoas, não é diferente. De acordo com dados da Associação Comercial e Industrial de Três Lagoas (ACITL), 6.956 moradores da cidade foram incluídos no cadastro do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). Ou seja, possui uma dívida.

Esses devedores juntos acumulam o montante de R$ 5,961 milhões. No entanto, houve uma queda em relação ao número de incluídos no cadastro de janeiro a março deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com o órgão, nos três primeiros meses de 2021 foram incluídos 1003 consumidores no serviço. Já no mesmo período deste ano, esse número caiu para 726 endividados. Ou seja, -26,76%.

Porém, o percentual de exclusão do cadastro, pessoas que conseguiram “limpar o nome”, teve queda. Em 2021, 454 pessoas quitaram suas dívidas. Já neste ano, esse número caiu para 296 (-34,80).

Para o professor doutor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Três Lagoas (UFMS-CPTL) e mestre em economia, Marçal Rogério Rizzo, muitos desses problemas poderiam ser evitados na base do ensino fundamental. “Existe um projeto que promete implementar na grade curricular das universidades públicas brasileiras a disciplina de educação financeira. Desde a primeira infância, todos deveríamos saber organizar as contas e evitar o endividamento”, explicou.

Para tentar amenizar essa situação, a UFMS-CPTL irá desenvolver um curso de educação financeira aberto para toda a comunidade. Segundo Marçal, o objetivo é que o atendimento dure pelo menos 3 anos e atenda o maior número de pessoas. Com esse curso, queremos passar esse conhecimento para que nossos alunos, a fim de que se tornem agentes de instruçãos para outras pessoas.”, concluiu.