Veículos de Comunicação

4

Reajustes de planos de saúde superam em 15% a inflação

Ele incidirá no mês de aniversário de cada contrato, inclusive retroativamente aos de maio

Os planos de saúde aumentaram suas mensalidades em 15,3% acima da inflação nos últimos 11 anos.A conclusão é de estudo do Idec (Instituto de Defesa do Consumidor), que comparou o índice de reajuste dos planos autorizado anualmente pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) com o IPCA, índice usado pelo governo para medir a inflação.

Para especialistas em direito do consumidor, isso mostra que os planos "engolem" fatias cada vez maiores da renda dos clientes e que tendem a elitizar seu público.O levantamento do Idec mostrou que, de 2000 a 2010, os planos puderam aumentar as mensalidades em 136,6%. Já a inflação acumulada foi de 105,2%. 

Nesses onze anos, os planos subiram mais em nove. A última discrepância a favor das operadoras aconteceu no último dia 11, quando a ANS anunciou o novo índice máximo de reajuste, de 6,73%. Ele incidirá no mês de aniversário de cada contrato, inclusive retroativamente aos de maio. A inflação nos 12 meses anteriores, contudo, havia sido menor, de 5,26%.