Veículos de Comunicação

4

Redução no IPI de eletrodomésticos ainda não teve reflexo no Estado

A pesquisa apurou o valor de mercado de 74 itens entre eles fogão, geladeira e forno de microondas

O Procon divulgou no final da tarde desta quarta-feira (6), pesquisa sobre os preços de eletrodomésticos da linha branca, realizada em sete estabelecimentos comerciais de Campo Grande, para avaliar o reflexo da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para o consumidor.

A pesquisa apurou o valor de mercado de 74 itens entre eles fogão, geladeira e forno de microondas. Segundo Lamartine Ribeiro, superintendente do Procon, ainda não foi possível determinar nesta primeira pesquisa se houve ou não repasse da redução do IPI. "Seria necessária a renovação do estoque", diz Lamartine, informando que dentro de 30 dias será feita uma nova pesquisa para avaliação.

As maiores variações apresentadas foram nos preços da cafeteira elétrica, 88%; da batedeira, 64% e forno de microondas, que variou entre 49 e 54%. A pesquisa também detectou uma diferença de 53% no valor do refrigerador de 240 litros; seguida de 46 a 34% no fogão de quatro bocas. O menor percentual apresentado foi do liquidificador, que teve variação de 34%.

A avaliação foi feita com marcas específicas. Os fiscais do Procon fizeram a comparação de valores dos eletrodomésticos que apresentaram redução do IPI, permitida pelo governo Federal.