Veículos de Comunicação

4

"Responsabilidade social é diferencial na competitividade"

A afirmação é do presidente da Fiems, Sérgio Longen

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, defendeu nesta quinta-feira (19), durante a cerimônia de abertura de seminário da Fundação Abrinq, a importância de uma maior atuação social das prefeituras e empresas em benefício das crianças e dos adolescentes de Mato Grosso do Sul. “No momento em que buscamos consolidar a atividade industrial no contexto da matriz econômica do Estado, a responsabilidade social empresarial deve integrar, cada vez mais, a nossa agenda, na medida em que é fator de competitividade nos negócios”, disse.

No evento, realizado no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande, a Fundação Abrinq busca, com apoio da Fiems e CBAA (Companhia Brasileira de Açúcar e Álcool), a adesão de gestores municipais e das empresas aos programas “Prefeito Amigo da Criança” e “Empresa Amiga da Criança”. “É importante destacar que o negócio que baseia sua atividade em princípios socialmente responsáveis, além de cumprir suas obrigações legais, avança para estabelecer mais relações éticas e transparentes com o mercado. Assim ganha condições de manter o melhor relacionamento com parceiros e fornecedores, clientes e funcionários, governo e sociedade, ou seja, quem aposta em responsabilidade e diálogo vem conquistando mais clientes e o respeito de todos”, analisou Longen.

O presidente destacou ainda que para o Sistema Fiems a responsabilidade social é atitude transformadora e está presente em vários programas e ações, notadamente no âmbito do Sesi e do Cores (Conselho Temático Permanente de Responsabilidade Social), que foi criado logo no início da atual gestão e tem como presidente o empresário Julião Gaúna. “Por tudo isso, podemos dizer que a responsabilidade social integra de maneira efetiva as ações de apoio à produção para que também seja um diferencial da nossa indústria. Temos a convicção de que juntos podemos construir um Estado mais solidário, com desenvolvimento sustentável e melhores oportunidades para todos”, reforçou.

Ampliação

O presidente da CBAA, José Pessoa de Queiroz Bisneto, também destacou a importância de participar há 12 anos do programa “Empresa Amiga da Criança”, contribuindo para um futuro melhor das crianças e adolescentes de várias parte do País. “Temos de ampliar a difusão dos projetos da Fundação Abrinq em prol das crianças brasileiras e por isso faço questão de convidar prefeito e empresários a fazerem parte dessa iniciativa social”, discursou.

Já o presidente da Fundação Abrinq, Synésio Batista, agradeceu o apoio da Fiems e da CBAA e lembrou que é despertado todos os dias pelo clamor de todas as crianças que precisam da ajuda da entidade. “Infelizmente, por razões tributárias, o nosso País não tem o costume de outras nações da América do Norte e da Europa de contribuir com entidades assistenciais. Apesar disso, temos sete mil doadores fixos”, disse, lembrando que felizmente tem muitas pessoas no mundo que desejam investir em projetos sociais no Brasil e a Fundação Abrinq é a ponte entre elas e as crianças que precisam.

Synésio Batista informou que seis milhões de crianças já passaram pelos 14 projetos sociais da Fundação Abrinq, que está sempre em busca de novos parceiros para continuar atuando nessa área. “Precisamos dos senhores prefeitos e também de mais empresários, lembrando que prefeituras e empresas com responsabilidade social são respeitadas”, garantiu, revelando que pesquisa da revista Exame apontou que entre as 20 empresas modelos do País dez são “Amigas da Criança”.

Municípios

Para o vice-prefeito de Campo Grande, Edil Albuquerque, são poucos os políticos e empresários que participam de ações em prol de crianças e adolescentes, mas que a Prefeitura da Capital tem uma atenção especial no combate a problemas sociais. “Nos bairros onde mantemos escolas de período integral conseguimos reduzir em até 70% o índice de pequenos roubos, além disso desenvolvemos, em parceria com várias entidades, como a Fiems, ações de responsabilidade social”, disse.

Na avaliação do prefeito de Bodoquena, Jun Iti Hada, a sua administração está preocupada com o bem estar das crianças de famílias de baixa renda do município e a participação em eventos como o realizado pela Fundação Abrinq, Fiems e CBAA formam o alicerce que a Prefeitura busca. “Queremos firmar parcerias para que possamos realizar ações em prol das nossas crianças”, pontuou.

A prefeita de Nioaque, Ilca Corral Mendes Domingos, informou que o município busca realizar ações sociais em benefício das suas crianças, mas que também precisa de parcerias para continuar atuando nesse sentido. “Temos 160 anos e enfrentamos inúmeras dificuldades, entretanto, não podemos deixar de trabalhar pelas nossas crianças. Esperamos conseguir, com o apoio da Fundação Abrinq, parceiros para continuarmos com os trabalhos sociais realizados na nossa cidade”, declarou.

Também participaram do evento o deputado estadual Pedro Teruel, a juíza Maria Izabel de Matos, da Associação Brasileira de Magistrados da Infância e da Juventude, a superintendente do Sesi, Maura Gabínio, os diretores da Fiems Isaías Bernardini, Jaime Verruck e Julião Gaúna, entre outras autoridades.