Veículos de Comunicação

Imposto De Renda

Restituições devem injetar R$ 109 milhões em MS

Dos cinco lotes, três já foram pagos pelo Governo Federal por meio das contas bancárias informadas na Declaração

Contribuinte pode conferir sua restituição na internet - Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Contribuinte pode conferir sua restituição na internet - Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Em Mato Grosso do Sul, 84.264 contribuintes devem receber restituições do Imposto de Renda 2023, um valor total de R$ 109.171.332,28. Em todo o país, será pago o montante de RS 7,5 bilhões a 5.632.036 pessoas.

A Receita Federal liberou nesta segunda-feira (31) o terceiro lote de restituição. Ao todo, serão cinco lotes, sendo o último em setembro. Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar a Restituição”.

Página traz orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo consulta simples ou completa, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações.

A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

O pagamento da restituição é feito na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Nesse caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

*Com informações da Fecomércio