Veículos de Comunicação

4

Resultado do PIB mostra necessidade de medidas para manter recuperação da indústria, diz Firjan

O resultado do PIB confirma a trajetória de recuperação da indústria, ?o que é muito positivo?

O chefe da Divisão de Estudos Econômicos da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Patrick Carvalho, avaliou hoje (10) que  o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) confirma a trajetória de recuperação da indústria, “o que é muito positivo”.

Ele observou, porém, que o crescimento da economia de 1,3%, apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no terceiro trimestre, ficou abaixo da expectativa do mercado. “Isso  indica também que muito otimismo não é algo favorável  neste momento. A gente tem que ter consciência do processo de recuperação da indústria, mas algumas medidas têm que ser tomadas nesse sentido para que se mantenha essa trajetória de recuperação”, advertiu.

O economista da Firjan salientou, entre essas medidas, a  melhoria do ambiente de negócios, por meio da redução da burocracia e da racionalização do sistema tributário nacional e, principalmente, por meio de investimentos na área de infraestrutura.

Na série com ajuste sazonal, o maior destaque, no terceiro trimestre, foi a indústria, que mostrou expansão de  2,9%, em relação ao segundo trimestre. Em contrapartida, a  atividade industrial recuou 6,9% em relação ao terceiro trimestre de 2008.