Veículos de Comunicação

4

Ritmo de contratações no país tem perspectiva melhor que a da China

Com o maior número de lançamentos dos últimos cinco anos, o setor imobiliário deve apresentar uma expansão de quase 50% no número de empregos

Enquanto os especialistas apontam para uma desaceleração da economia brasileira, a expectativa de contratações para este terceiro trimestre do ano vai em sentido contrário e deve levar o mercado de trabalho do país a crescer mais que o da China. Se confirmado, o desempenho do emprego no Brasil seria o segundo melhor em todo o mundo.

Esse cenário é apontado em pesquisa realizada pela multinacional de recursos humanos Manpower, que entrevistou 61 mil diretores e gerentes de empresas públicas e privadas em 36 países.

De acordo com o levantamento – que ouviu 850 empregadores no Brasil –, o país terá uma geração de vagas 40% maior do que entre os meses de julho e setembro de 2009; resultado inferior apenas ao da Índia, que deve apresentar expansão de 42% no mesmo período. Nesse bom contexto nacional, o Paraná está em destaque, com a maior perspectiva de contratações dentre as cinco regiões pesquisadas, ao lado da cidade de São Paulo – a expectativa para ambos é de crescimento de 44% na abertura de vagas.

“A posição do país confirma a visão de que o Brasil fez o dever de casa, e que a situação econômica aponta para o progresso”, avalia o diretor comercial da Manpower do Brasil, Pedro Guimarães. Todos os oito setores econômicos avaliados apontam para um forte crescimento no volume de contratações, oscilando de um piso de 24% na administração pública e educação ao teto de 52% no setor de serviços.

Com o maior número de lançamentos dos últimos cinco anos, o setor imobiliário deve apresentar uma expansão de quase 50% no número de empregos neste trimestre. Os números da pesquisa são comprovados pela expectativa dos agentes do mercado local.