Veículos de Comunicação

Bandeira Laranja

São Gabriel do Oeste melhora grau de risco para transmissão da Covid-19

Município saiu da cor vermelha para a laranja, de condição tolerável

- Foto: Ilustração
- Foto: Ilustração

Um novo mapa de risco do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia) foi divulgado na manhã dessa quarta-feira (29), com a atualização da situação dos municípios na pandemia em Mato Grosso do Sul. A predominância entre os municípios é da cor amarela, de grau tolerável de risco para transmissão do coronavírus.

O Município de São Gabriel do Oeste, em pico recente da pandemia, permaneceu por algum tempo na Bandeira Vermelha, mas atualmente figura na Bandeira Laranja, que representa risco médio.

Esta nova classificação do município, foi bem recebida pela Prefeitura, visto que a administração municipal tem, desde o início da vacinação buscado estratégias e ações que agora tem sido notada como a redução no número de casos novos e de internações por Coronavírus, entre outros indicadores, que são levados em consideração pelo Prosseguir.

A secretária Municipal de Saúde, Francine Gnoatto Basso, atribuiu à imunização o fato de os números do município terem melhorado, pois segundo ela, o avanço garante a proteção e freia também a disseminação de novas variantes.

Francine reforça ainda que é fundamental que a população participe sem restrições aos programas de vacinação, pois quanto maior o número de pessoas imunizadas, menos variantes irão aparecer explicou a secretária.

“Nós os profissionais de saúde do município, temos certeza que se novas variantes aparecerem ou um novo surto ocorrer no município, será em razão do negacionismo da vacina por parte de algumas pessoas”, pontuou Francine Basso.   

 O Prosseguir nasceu como um instrumento de apoio, com base técnica, com a missão de equilibrar a proteção à vida, ao social e à economia. As medidas de enfrentamento seguem ainda decisões do Comitê de Contingência ao Coronavírus da cidade e as medidas previstas no Decreto 2.516/2021, podem ser reavaliadas a qualquer momento, de acordo com a situação epidemiológica do município.