Veículos de Comunicação

4

Sitrel começa obras de construção civil em TL

Em razão da falta de mão de obra na área da construção civil em Três Lagoas, a maioria dos trabalhadores é de outros estados

As obras de construção civil da Siderúrgica Três Lagoas (Sitrel) foram iniciadas nesta quarta feira (16). O serviço de terraplenagem já foi concluído e as primeiras estacas para o início da edificação das obras foram instaladas. Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Marco Garcia de Souza, as contratações para a fase da construção civil foram iniciadas, e a previsão é que até o segundo semestre deste ano, pico da obra, cheguem a dois mil trabalhadores.

Diferente do que foi divulgado desde o anúncio da instalação do empreendimento em Três Lagoas, de que seriam gerados sete mil empregos no período de pico, Marco Garcia afirmou que não deverá passar de dois mil trabalhadores nesta fase da obra. Esses trabalhadores, segundo o secretário, são temporários, sendo contratados de acordo com a demanda das empresas responsáveis por cada fase da obra.

Em razão da falta de mão de obra na área da construção civil em Três Lagoas, a maioria dos trabalhadores é de outros estados. Eles estão no alojamento que a Fibria doou para a Prefeitura, localizado na BR-158, saída para Brasilândia. Já na fase de operação, a Sitrel vai contratar 400 funcionários para trabalhar na siderúrgica.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, as obras de construção da empresa estão dentro do cronograma previsto. Mesmo não estando com a parte de física da obra pronta, a empresa já requereu do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) a Licença de Operação; último documento ambiental necessário para o empreendimento funcionar.

As obras da Sitrel que foram iniciadas em agosto do ano passado através de uma parceria entre a Votorantin Siderurgia e o Grupo Grendene estão previstas para serem concluídas em junho de 2012, quando a empresa começa a operar no município. Para a implantação do empreendimento foi adquirido uma área de 3,6 km² da Fazenda Paraíso, situada a 18 quilômetros da cidade.

No total, serão investidos R$ 800 milhões na unidade de laminação de barras e vergalhões que usará como insumo tarugos produzidos pela Unidade Resende do Rio de Janeiro.

ELDORADO
Segundo Marco Garcia de Souza, a nova fábrica de celulose, a Eldorado Brasil também já concluiu os serviços de terraplenagem e dentro de duas semanas iniciam a parte de edificação da indústria. De início, as duas empresas responsáveis pelas obras de construção civil vão contratar 1.500 funcionários, e até o final do ano-pico da obra- serão contratados oito mil operários.

PETROBRAS
Em relação da fábrica de fertilizantes da Petrobras, o secretário de Desenvolvimento Econômico informou que a estatal já abriu licitação para a contratação das empresas que irão fazer o serviço de terraplenagem, que está previsto para o próximo mês de abril ou maio. Neste período, Souza afirmou que poucas pessoas serão contratadas, mas no pico da obra de construção civil que será no final do ano que vem, cerca de sete mil operários estarão trabalhando.