Veículos de Comunicação

4

Suzano Papel e Celulose plantará 145 milhões de eucaliptos em 2010

Em 2009, a empresa plantou cerca de 73 milhões de mudas de eucaliptos em áreas próprias

A Suzano Papel e Celulose, uma das maiores produtoras integradas de celulose e papel da América Latina, plantará mais de 145 milhões de mudas de eucalipto ao longo do ano na composição da base florestal que suprirá suas unidades industriais em operação e também o novo ciclo de crescimento, que permitirá à empresa alcançar na próxima década capacidade anual de produção de 7,2 milhão de toneladas de celulose. Esse ciclo de investimentos contempla duas unidades de produção, uma no Maranhão e outra no Piauí, que devem começar a operar em 2013 e 2014, respectivamente, e uma terceira em local ainda a ser especificado, além da expansão da Unidade Mucuri.

Com este investimento florestal, a empresa plantará cerca de 398 mil árvores por dia. Em 2009, a Suzano plantou cerca de 73 milhões de mudas de eucaliptos em áreas próprias, sendo 21 milhões de unidades destinadas às duas novas fábricas. Em 2010, a empresa intensificará os trabalhos da Unidade Florestal no Piauí e Maranhão, o que vai resultar em 70 milhões de mudas, sustentados por um viveiro próprio no Maranhão, com capacidade para 12 milhões de mudas anuais, e um viveiro a ser instalado no Piauí, com produção estimada em 30 milhões de mudas ao ano. Todas essas realizações demandaram investimento de R$ 361,1 milhões no ano.

Atualmente, a empresa já equacionou 75% de sua necessidade de terras para abastecer a fábrica do Maranhão e 100% das terras para garantir a produção no Piauí a partir de 2014. Para suprir a mão-de-obra necessária à formação da base florestal das unidades que compõem o novo ciclo de crescimento, já estão atuando nos estados do Piauí e Maranhão mais 1,7 mil colaboradores entre diretos e terceiros contratados.

Ainda no ano passado, as florestas plantadas da Suzano seqüestraram 4,3 milhões de toneladas de carbono versus uma emissão da ordem de um milhão de toneladas, garantindo uma relação de compensação positiva.