Veículos de Comunicação

4

Tarifas de cartões poderão ser reduzidas pela metade

A mudança nas tarifas e a implantação da máquina única poderão acabar com a diferenciação de preços nos produtos ao consumidor

As 60 tarifas dos cartões de crédito e débito, cobradas atualmente dos lojistas e consumidores, poderão ser reduzidas pela metade com a criação de regras para o setor que ganha a partir de 1º de julho, uma máquina única que irá operar com todas as bandeiras.

Segundo José Antônio Marciano, chefe de operações bancárias do BC (Banco Central), a mudança nas tarifas e a implantação da máquina única poderão acabar com a diferenciação de preços nos produtos ao consumidor. Ele afirma que em alguns casos, há duplicidade na cobrança das taxas devido à nomenclatura.

– O número de cartões sobe todos os anos, a inadimplência tem sido menor e, apesar disso, os custos têm subido para o consumidor e o lojista.

Marciano afirma que o papel do BC é acabar com a cobrança diferenciada nos pagamentos feitos em cartão. Atualmente, apesar da prática ser proibida, os lojistas costumam cobrar valores diferentes para os pagamentos feitos em cartão, dinheiro e cheque, justamente pelo custo na mensalidade da máquina e nas tarifas. Na próxima semana, o BC irá divulgar um raio-x dos cartões de débito e crédito no país, com a divulgação de todas as tarifas.