Veículos de Comunicação

Oportunidade

Temperatura pode chegar a 39 graus hoje à tarde em Três Lagoas

Umidade relativa do ar pode cair a 20%, segundo institutos de meteorologia

Dois institutos de meteorologia e mais o Inmet – organismo oficial de previsão do tempo do governo federal – preveem para hoje nova elevação acentuada da temperatura e queda da umidade relativa do ar em cidades de Mato Grosso do Sul e de outros oito Estados. Para a Costa Leste, o instituto oficial prevê elevação da máxima para 38,5 graus centígrados, com umidade entre 20 e 25%. 

Os institutos Somar Meteorologia e Climatempo vão mais além. Em ambos, a previsão para Três Lagoas é de 39 graus nesta terça-feira, sem nenhuma possibilidade de chuva ao menos em 24 horas. Na quarta-feira, um aumento da umidade para perto de 35% pode provocar o registro de 9 milímetros de chuva. Nos outros três dias seguintes, o calor diminui e a umidade aumenta. Durante as madrugadas, a cidade terá marcas entre 16 e 18 graus.

Ontem, com o céu parcialmente encoberto, Três Lagoas registrou máxima de 35 graus e 32% de umidade relativa, no período da tarde. Os números são bem mais amenos que o calor e a queda da umidade registrados no sábado e domingo, que tiveram umidade próxima de 15% e calor de 39 graus.

Na previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) toda a Costa Leste aparece com pequena incidência de chuva e elevação da temperatura provocadas pela ação de uma massa de ar quente que atua sobre a região. Ontem, o instituto emitiu um alerta vermelho para as regiões Norte, Leste e Sul de Goiás, incluindo o Distrito Federal, metade sul de Tocantins, além do Oeste, noroeste e Norte de Minas Gerais. Nesses locais, a umidade relativa do ar ficou abaixo de 12%.

O alerta vermelho é o mais alto e representa risco extremo de incêndios florestais e à saúde da população. Nos Estados de Mato Grosso, Maranhão, Piauí, leste da Bahia e na região central de Minas, o alerta é laranja, com forte calor e a umidade variando entre 12% e 20%. Municípios de Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco seguem em alerta amarelo, com registro de índices de umidade entre 25% e 30%. Para o Sul do país, a previsão é de mais chuvas nos próximos dois dias.