Veículos de Comunicação

Ranking

Três Lagoas é a 3ªcidade de Mato Grosso do Sul com mais empresas abertas

Cenário é atípico para o município, comparado a outras cidades, conforme avalia especialistas

Cenário é atípico para o município, comparado a outras cidades, conforme avalia especialistas - Divulgação
Cenário é atípico para o município, comparado a outras cidades, conforme avalia especialistas - Divulgação

Três Lagoas possui 14.500 empresas ativas no momento, o saldo consagra a cidade como a terceira de Mato Grosso do Sul com melhor índice neste quesito.

No mês de janeiro foram abertas 22 novas empresas em Três Lagoa. O número está um pouco abaixo, se comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram abertas 28 empresas em janeiro de 2021. A diferença é considerada apenas um fato sazonal pelo presidente da Junta Comercial de Mato Grosso do Sul, Augusto Castro, já que Três Lagoas ocupa um dos lugares de destaque com desempenho favorável neste setor. 

“Nós devemos recuperar ainda mais o número de abertura de empresas ao longo dos próximos meses de 2022, o cenário é muito positivo”, pontua o presidente da Junta Comercial de Mato Grosso do Sul.

As ferramentas modernas de tecnologia da informação, como a assinatura avançada é um dos métodos que facilita a agilidade de processamento das solicitações, além deste fator, o tempo para abertura de empresas caiu de sete para cinco horas, de acordo com dados da Junta Comercial.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, José Aparecido de Moraes, entre todos os impactos positivos, que a posição no ranking da abertura de novas empresas representa para Três Lagoas, a geração de empregos é um dos pontos mais benéficos.
“Isso representa principalmente novas vagas de emprego para que os munícipes tenham mais qualidade de vida, além de melhorar a arrecadação de tributos e taxas”, ressalta Moraes. 

De acordo com o secretário, Três Lagoas oferta melhores condições e apoio aos novos empresários. 

“A prefeitura, o Sebrae e todo sistema S, disponibiliza profissionais qualificados para prestar orientações necessárias para quem está com a intenção de abrir uma nova empresa”, diz Moraes. 

Para ampliar as vantagens e atrair novos negócios, atualmente a prefeitura estuda disponibilizar microcréditos para trabalhadores autônomos que queiram ter um CNPJ, além disso, a prefeitura articula um projeto, que visa doar 250 lotes destinados a prestadores de serviços. “Nossa intenção é fornecer toda infraestrutura necessária para estes prestadores de serviços, fazer com que eles migrem do centro para uma área reservada, o que facilitará também a procura da população para encontrar muitos serviços em um único espaço”, explica o secretário. 

MATO GROSSO DO SUL

Em Mato Grosso do Sul, 674 empresas foram abertas, e comparado a janeiro de 2021, o resultado está 4,80% abaixo,  do primeiro mês do ano passado, quando foram abertas 708 empresas. Mesmo com pequena diferença, o Estado se mantém estável.

As empresas abertas neste ano, em Mato Grosso do Sul, resultam no segundo melhor recorde de empresas abertas na história da Junta Comercial.

O destaque no estado sempre é para o setor de serviços. Neste ano 488 empresas foram abertas, o que representa 72,40%, dos novos CNPJ’s gerados em janeiro. O comércio representa 24,48% das empresas criadas em janeiro, sendo 165 no total. A indústria representa 3,12%, com 21 novas empresas abertas no primeiro mês deste ano. 

2021

No ano passado, Três Lagoas recebeu 381 novas empresas, outras 216 empresas fecharam.