Veículos de Comunicação

Oportunidade

Três Lagoas possui 3,3 mil profissionais fora da informalidade

Cidade é a terceira em número de microempreendedor individual no estado, ficando atrás de Campo Grande e Dourados

Até a data de hoje, 147 profissionais saíram da informalidade em Três Lagoas, neste ano, segundo levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Três Lagoas é a terceira cidade em número de micro empreendedores individuais no Estado.

Ao todo, o munícipio calcula 3.345 Micros Empreendedores Individuais (MEIs), sendo 2.574 contabilizados até 2013, somados aos 624 novos empreendedores que aderiram ao sistema em 2014, juntamente com os formalizados este ano.

Durante essa semana, do dia 13 a 17 de abril, o Sebrae promove a Semana do MEI, direcionada a capacitar e promover a formalização de empreendedores  individuais em Mato Grosso do Sul.

Neste ano, o Sebrae de Três Lagoas não promoverá atividade ligada à semana, devido ao município sediará no mês de junho um evento maior, ainda em formatação, atendendo além das MEIs, Microempresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP), além de produtores rurais e potenciais empreendedores.

No entanto, todas as terças e quintas-feiras, o Sebrae de Três Lagoas oferece atendimento coletivo para dar orientações sobre os benefícios e obrigações para se tornar MEI.

De acordo com a Ana Flavia Arrais, Analista Técnica e Gestora Projeto Sebrae  Regional da Costa Leste MS, o número de empresas formalizadas até a data de hoje é consideravelmente interessante, levando em conta que ainda estamos em abril.

“O perfil dos empreendedores de Três Lagoas se divide em dois tipos, os que buscaram sair da informalidade e aqueles que trabalhavam registrados, e viram a oportunidade do próprio negócio. Em alguns casos, trabalhadores que foram demitidos e enxergaram a possibilidade de se tornarem empresários”.

Ana Flavia ressaltou que um dos fatores que chamam a atenção dos empreendedores a se formalizar é ter a oportunidade de contar com a previdência social, auxílio doença e maternidade.

ESTADO

Segundo dados da Receita Federal o mês de março atingiu o número de 72.743 microempreendedores individuais no Estado.  A marca está prestes a superar o total de micro e pequenas empresas no Estado, que somam 75.082 empreendimentos, conforme foi divulgado pelo (Sebrae/Dieese).