Veículos de Comunicação

4

Vendas de álcool combustível caem 9,5% no quadrimestre

Segundo o Sindicom, as vendas do etanol tinham apresentado alta de 2,4% no primeiro trimestre na comparação com o mesmo período do ano passado

O volume de vendas de etanol hidratado (usado como combustível) teve queda de 9,5% nos primeiros quatro meses deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado.

O dado foi divulgado nesta quarta-feira pelo Sindicom (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes), que representa 18 mil postos de gasolina em todo o país.

Segundo o Sindicom, as vendas do etanol tinham apresentado alta de 2,4% no primeiro trimestre na comparação com o mesmo período do ano passado. No entanto, em abril, houve uma queda de 60% nas vendas em relação a igual mês do ano passado. O motivo é a alta no preço do combustível nos últimos meses.

Ainda conforme o Sindicom, em abril deste ano, o etanol não se mostrou competitivo em relação à gasolina em nenhum Estado, nem mesmo nos produtores. O etanol é considerado competitivo quando seu preço é, pelo menos, 70% menor do que o da gasolina.

Mas, após a queda das vendas em abril, o etanol se recuperou em maio (os números ainda não estão fechados). "Agora, com a queda dos preços do etanol, é natural que o consumidor volte a abastecer com o etanol", disse o presidente executivo do Sindicom, Alísio Vaz.