Veículos de Comunicação

4

Vendas do comércio cresceram 4,6% no primeiro trimestre de 2011 em MS

O resultado ficou abaixo da média nacional de aumento de vendas, que ficou em 4,1% conforme a pesquisa

O IBGE divulgou nesta quarta-feira os resultados das vendas do comércio do mês de março, que apontam, em Mato Grosso do Sul, alta de 1,3% em relação ao mesmo período de 2010. O resultado ficou abaixo da média nacional de aumento de vendas, que ficou em 4,1% conforme a pesquisa.

Considerando os três primeiros meses do ano, o comércio sul-mato-grossense vendeu 4,6% a mais que no mesmo período do ano passado. O desempenho também foi abaixo da média nacional, de acréscimo de 6,9% nas vendas.

Março teve o pior resultado no Estado em termos de crescimento nas vendas, após um fim de ano bastante positivo, uma alta de 5,3% em janeiro e de 7,6% em fevereiro.

“As pessoas colocaram o pé no freio nos primeiros meses do ano depois de um dezembro de excelentes vendas. Além dos gastos com o Natal, os impostos e matrículas escolares fizeram com que o consumidor retraísse as compras no início deste ano”, avaliou o presidente presidente da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul), Edison Ferreira de Araújo.

Ele citou ainda como razões para o freio no consumo as medidas adotadas pelo governo federal na contenção de crédito, entre elas a alta da taxa de juros, como forma de tentar combater a inflação, que voltou a ser um fantasma no País.