Veículos de Comunicação

4

Vendas dos Supermercados aumentam no semestre

Cerveja e outras bêbedas alcoólicas lideraram o ranking das vendas

Cerveja e outras bêbedas alcoólicas foram o carro feche do aumento do das vendas das redes brasileiras de supermercado. Esses itens contribuíram para um incremento de 6,5% volume total comercializado neste primeiro semestre do ano comparado com igual período de 2009. Boa parte desse aquecimento do consumo de bebidas se deve à Copa do Mundo.

Conforme dados apresentados nesta quinta-feira pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o volume de vendas de bebidas alcoólicas cresceu 15% no semestre, sendo que a comercialização de cerveja respondeu por 18 por cento do total. Em seguida vêm as vendas de bebidas não alcoólicas, com alta de 10,9% em seis meses, e de perecíveis, com elevação de 9% .

A Abras também divulgou que, em termos de faturamento, as vendas reais dos supermercados no Brasil avançaram 5,57 por cento no primeiro semestre na comparação com igual período do ano passado. Em junho apenas, as vendas diminuíram 4,59 por cento em relação a maio, mas avançaram 4,92 por cento na comparação com o mesmo mês no ano passado.

A queda mês a mês pode ser atribuída ao menor número de dias de junho e à maior quantidade de finais de semana em relação ao mês anterior. Além disso, a Abras aponta a queda nos preços de produtos com maior peso no faturamento dos supermercados como responsável pela desaceleração.

“Leite, cebola, cerveja e arroz são produtos que têm forte peso no faturamento (dos supermercados) e tiveram maior queda de preços”, disse o presidente da Abras, Sussumu Honda, que prevê uma retomada da alta nas vendas a partir de agosto, após o término das férias escolares.

As maiores baixas de preços, em junho sobre maio, foram registradas por batata (19,3&), tomate (9,7%) e açúcar (7,1%), conforme dados da cesta AbrasMercado.