Veículos de Comunicação

Educação

Alunos da REME passarão a estudar com computadores

O objetivo do programa é promover a inclusão digital mediante a aquisição de computadores portáteis novos

A partir do segundo semestre deste ano, os alunos do 3° ao 9º ano das escolas municipais de Três Lagoas passarão a contar com um notebook dentro da sala de aula. Na manhã de ontem, a prefeita Márcia Moura (PMDB) assinou convênio com a Caixa Econômica Federal no valor de R$ 1.056,632, 60 para o financiamento, junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento e Interesse Social (BNDES), de 3.070 computadores portáteis. O projeto que autoriza a Prefeitura a fazer o financiamento foi aprovado pela Câmara Municipal, em abril do ano passado.

Três Lagoas foi o primeiro o município de Mato Grosso do Sul a aderir ao programa “Um Computador por Aluno” (PROUCA). Esse é um projeto do governo federal que permite aos municípios financiar a aquisição de computadores para os alunos da rede pública. O objetivo do programa é promover a inclusão digital mediante a aquisição de computadores portáteis novos, com conteúdos pedagógicos, destinados ao desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem.

Segundo o secretário municipal de Finanças, Planejamento e Controladoria, Walmir Marques Arantes, o financiamento será pago em 30 meses e será descontado direto do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Cada computador será adquirido pelo valor de R$ 344, 18, e irá atender a mais de seis mil alunos da rede municipal – inclusive os estudantes das escolas de campo.

Durante a assinatura do convênio, a prefeita anunciou a criação do Núcleo Tecnológico Municipal, coordenado pelo professor Marcos Uchoa. O órgão tem por objetivo oferecer qualificação e ensinar os professores a preparar suas aulas através dos computadores. “Isso representa progresso e responsabilidade. Vamos proporcionar ensino e aprendizagem de qualidade, assim como nas escolas privadas”, destacou a prefeita Márcia Moura.

Antes de receber os computadores, as escolas vão passar por um processo de adaptação para que os alunos possam utilizá-los e, após o uso, guardá-los em um local seguro. O prazo e o valor e ser investido na infraestutura das escolas não foram divulgados. A prefeita garantiu que, no segundo semestre do ano letivo, os alunos estarão estudando com essa nova ferramenta, a qual será um complemento para a apostila do Positivo.

A diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, Jussara Fernandes, disse que, quando se vê resultado na educação, é porque houve investimento e vontade política. “A educação vem evoluindo em Três Lagoas. Estamos plantando hoje para colhermos mais tarde”, frisou.

O vereador Antônio Empeke Junior, o Tonhão, (PMDB) ressaltou que a aquisição desses computadores representa um momento importante para a educação que, segundo ele, está no caminho certo.

 O gerente da Caixa Econômica Federal, Wilson Afonso Faustino Almeida, também presente durante a assinatura do convênio, informou que Três Lagoas foi o primeiro município do Estado a aderir ao PROUCA. “A Prefeitura de Três Lagoas tem saído na frente em várias ocasiões. Foi a primeira cidade no país a ter um convênio do PAC II assinado, e também a primeira no Estado a construir mais de mil casas de uma única vez, através de parceria com a Caixa”, comentou.