Veículos de Comunicação

Educação

Ampliação de prêmios estimula alunos e incentiva participação da família na vida escolar dos filhos

O número de estudantes contemplados é três vezes maior que o da primeira edição do programa, graças à expansão feita pelo governador André Puccinelli

A premiação do Programa Escola para o Sucesso chegou nesta segunda-feira (28) ao Vale do Ivinhema, beneficiando com tablets, netbooks e bicicletas 824 alunos das escolas estaduais de Nova Andradina, Angélica, Batayporã, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul e Taquarussu. O número de estudantes contemplados é três vezes maior que o da primeira edição do programa, graças à expansão feita pelo governador André Puccinelli, que elevou o reconhecimento aos segundos e terceiros melhores estudantes de cada ano escolar.
 
“Ampliamos para melhorar ainda mais esse projeto, e dar oportunidade àqueles que são bons alunos, mas que não tiraram o primeiro lugar”, afirmou o governador durante encontro com pais, professores, diretores, alunos e autoridades na Escola Estadual Fátima Gaiotto Sampaio, onde ocorreu a solenidade.

O alcance maior da premiação foi comemorado pelos estudantes, porque foi essa decisão que permitiu a muitos que se destacam ter o esforço reconhecido tanto quanto um colega que eventualmente ficou à frente por pouca diferença na nota. “Agora deu mais chance pra todo mundo. A gente sabe que se não for o primeiro pode se sair bem como segundo ou terceiro da turma”, festejou Carla Eduarda Castro Borges, 13 anos, segunda colocada no 8º ano em 2011 na Escola Jan Antonin Bata, de Batayporã.
No ano anterior, a jovem ficou fora da premiação porque teve muitas faltas devido a um problema de saúde. “Uma outra colega ganhou o notebook no ano passado. Esse ano ela foi  a terceira, e também ganhou um prêmio [uma bicicleta]”, completou.

No Distrito de Ipezal (município de Angélica), o fato de estudar em escola rural e morar longe não impediu a pequena Thayssa de Oliveira Teixeira de ir atrás do objetivo de estar entre as primeiras da classe. No ano anterior não deu, mas agora ela foi o destaque do 3º ano, e comemorou com a mãe e a diretora o tablet que recebeu como prêmio. “Eu sinto esse prêmio como mais um incentivo”, disse. Os pais, funcionários de uma usina sucroalcooleira – que é a principal empresa do distrito – são puro orgulho pela filha única. “Nós contamos para os colegas de trabalho. É claro que dá muito orgulho”, admitiu a mãe, Claudir Alves de Oliveira.

Thayssa é um dos 400 alunos da Escola Luíz Vaz de Camões e uma das muitas que, junto com a família, faz do esforço um combustível para se dar bem nos estudos. A rotina diária inclui ir até a cidade e ficar um período com a tia, para ir à tarde ao colégio, e retornar no fim do dia para Ipezal. “A premiação é um incentivo muito grande, e o que eu falo para eles é que o prêmio é uma consequência. Digo: ‘vocês vão adquirir conhecimento, isso é o mais importante, e então vem a recompensa’”, destaca a diretora, Telma Carvalho Ferreira. Esse positivo debate de causa e consequência já vem dando resultado, como relata a educadora. “Antes, nós mandávamos os boletins periodicamente no caderno, mas alguns perdiam. Agora, já percebemos um maior interesse dos pais. Eles querem o boletim mensal, para acompanhar como está indo o filho. É um grande avanço, nós vemos que o programa está trazendo mais participação”.
 
O prefeito de Nova Andradina, José Gilberto Garcia, e os prefeitos das outras cidades reunidas nessa etapa da premiação prestigiaram a distribuição dos presentes e dividiram com os pais e os alunos o orgulho pelo reconhecimento. Ao todo, o governador entregou para os sete municípios 291 tablets, 267 netbooks, 58 bicicletas Aro 24 e outras 208 bicicletas de Aro 26.
 
O governador André Puccinelli reafirmou o compromisso de premiar também os diretores e adjuntos da Rede Estadual com tablets ou notebooks já no próximo ano, e os professores, no ano seguinte.