Veículos de Comunicação

Inclusão

Apae de Paranaíba celebra Páscoa com recreação para alunos

Foram realizadas atividades diferenciadas com o objetivo de reforçar o verdadeiro sentido da Páscoa

A Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Paranaíba (MS) realizou na manhã desta quarta-feira  diversas atividades recreativas em comemoração a Páscoa.  Segundo a professora Roberta Otero, o objetivo foi incentivar a partilha, estimular a compreensão e a vivência dos valores cristãos, acreditando em uma vida nova, em uma nova sociedade, com mais amor, justiça e com o eixo da solidariedade.

Foram realizadas atividades diferenciadas  com o objetivo de reforçar o  verdadeiro sentido da Páscoa e a interação com os alunos, conforme a professora.

“Sabemos que a Páscoa é a celebração mais importante para os cristãos. A importância reside justamente no acontecimento que tal data marca a fraternidade”, disse. Foram trabalhados temas como: Qual o significado de celebrar a ressurreição de Jesus?  e De que forma essa comemoração pode ser feita de modo a retomar o que é ser cristão?

No decorrer das atividades houve apresentações dos alunos com as músicas: Eu sou coelhinho, Coelhinho da Páscoa, Coelhinho Fofu, Cristo já ressuscitou, Aleluia, Cordeirinho da Páscoa, poemas e danças organizadas pelas professoras e fonoaudióloga.

Uma novidade foi a contação de histórias em forma de teatro, onde foi apresentada a peça A velhinha, a galinha, e o coelhinho, com a equipe do SESI, coordenada pela Maria Alice Pereira. A parceira Soraya providenciou a produção e contribuiu com a doação de ovos de páscoa.

“A celebração da Páscoa no CEP/APAE foi rica em suas atividades pedagógicas, mantendo-se fiel ao valor mais fecundo da tradição cristã, a fraternidade”, finalizou.

Poema

Celebrar a Páscoa significa celebrar a vida.

Celebrar a Páscoa é deixar morrer tudo que há de menor em nós (os defeitos, as incompreensões, a falta de amor…) e deixar ressurgir, ressuscitar tudo o que temos de bom, de grandioso em nós.

Comecemos agora a cultivar o amor, o respeito, o perdão, e a sinceridade, e a alegria invadirá nossos corações.

Comecemos agora a aceitar as pessoas como elas são, a tratá-las com respeito e amor, cultivemos em nós a compreensão, a confiança e nos sentiremos melhor.

Comecemos a crer no outro, a sermos bondosos, pacientes, humildes e amorosos uns com os outros.

Comecemos agora a perdoar de coração, a ter coragem de também pedir perdão!

Comecemos agora a nos alegrar com a verdade, a desculpar os erros dos outros, a crer,  a realizar dias melhores e promover a paz.

É Páscoa todos os dias, quando somos capazes de olharmos para os lados, ver em todos que nos cercam um "irmão", filhos do mesmo PAI. (Roberta Otero)